Pilhas de cânhamo são oito vezes mais potentes que lítio, descobrem cientistas

As fibras residuais das safras de cânhamo superam o grafeno por um milésimo do custo, de acordo com pesquisa

Publicada em 27/12/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição Sechat, com informações de Return to Now

Existe alguma coisa que o cânhamo não pode fazer? Um ano depois que o cânhamo tornou-se legal para crescer nos Estados Unidos, vimos seu poder de fazer roupas melhores , melhores edifícios e melhores remédios.

Agora, há outra coisa que o cânhamo parece ser melhor - fazer pilhas.

Hoje em dia, a maioria das baterias de automóveis é feita de íon-lítio, um material caro que desaparece rapidamente.

Uma equipe de pesquisadores americanos e canadenses desenvolveu uma bateria que poderia ser usada em carros e ferramentas elétricas usando fibra de cânhamo - a casca interna da planta que geralmente termina em aterros sanitários.

Eles “cozinharam” a polpa lenhosa e a processaram em nanofolhas de carbono, que usaram para construir supercapacitores “iguais ou melhores do que o grafeno” - o padrão ouro da indústria.

O grafeno é um material de carbono sintético mais leve que o papel alumínio, mas à prova de balas, mas é proibitivamente caro de fazer.

“As pessoas me perguntam: por que o cânhamo? Eu digo, por que não? ” o inventor David Mitlin disse à BBC .

“Estamos fazendo materiais semelhantes ao grafeno por um milésimo do preço - e estamos fazendo isso com resíduos”.

Mitlin, professor de engenharia química na Clarkson University em Nova York, publicou pela primeira vez uma descrição da bateria de sua equipe na revista ACS Nano em 2014.

Mais recentemente, um YouTuber chamado Robert Murray Smith, cujo canal é sobre baterias e colocou a bateria de cânhamo em teste contra uma bateria de íon de lítio e descobriu que era 8 vezes mais poderosa!

A nova bateria de um milhão de milhas da Tesla é feita de fosfato de ferro-lítio, que deve durar o dobro das baterias convencionais de íon-lítio.

Embora mais abundante e mais barato do que o íon de lítio, o fosfato de ferro-lítio ainda não pode competir com o cânhamo aparentemente muito mais poderoso (e renovável)!