Ucrânia lança parque industrial do cânhamo
O governo ucraniano pretende atrair pequenas e grandes empresas para ampliar a produção de materiais à base da planta
Publicada em 17/02/2023
Por El Planteo
Ainda em guerra, a Ucrânia avança com o lançamento de seu primeiro parque industrial de cânhamo. Ele estará localizado na vila de Rizhanni em Zhytomyr Oblast, 140 quilômetros a oeste de Kiev.
A ideia é modernizar o local e os métodos do grupo responsável por atrair pequenas e grandes empresas, dedicadas à venda de produtos como embalagens e toalhas biodegradáveis, papéis, materiais isolantes e de construção, colchões não tecidos e biomassa, segundo a publicação do Facebook de Michel Terestchenko, um conhecido defensor do cânhamo no país.
Terestchenko se pronunciou a favor do projeto anunciado no site oficial da região de Zhytomyr.
“Isto promoverá a reconstrução e a integração europeia da Ucrânia, o que criará uma alternativa ao abastecimento da China”.
A indústria continua a apostar no trabalho com produtos de canábis, apesar de várias dessas iniciativas terem sido interrompidas pela guerra e de cidadãos e empresários terem saído da região, continuam a apostar.
Como o cânhamo é regulamentado na Ucrânia?
Somente fibras e grãos de cânhamo podem ser cultivados e processados. As licenças anuais são habilitadas para cultivos com 0,08% de THC, percentual baixo em relação ao resto do mundo. Isso ocorre porque a Ucrânia tem leis rígidas sobre o consumo e cultivo de maconha.
Este é um fator limitante para os agricultores desenvolverem suas tarefas. Além disso, também não é permitido extrair o CBD do cânhamo. De qualquer forma, do Ministério da Saúde existem algumas iniciativas para regulamentar o uso medicinal e fazer o salto de 0,08% de THC para 1%.