Argentina: serão investidos 106 milhões de pesos em 13 projetos de pesquisa

O ministro da ciência Daniel Filmus liderou o anúncio dos primeiros projetos que serão financiados do programa destinado a gerar conhecimento e avanços sobre as propriedades da planta de cannabis e seus derivados

Publicada em 24/12/2022

capa
Compartilhe:

Por Redação Sechat

Ontem, dia 22 de dezembro, Daniel Filmus apresentou os primeiros 13 projetos aprovados decorrentes do concurso para o Programa de Investigação e Desenvolvimento da Cannabis do Ministério da Ciência.

Nesta primeira fase, foi aprovado o financiamento dos primeiros 13 projetos, dos quais 11 correspondem a investigação científica e 2 a projetos associativos entre o sistema científico-tecnológico e governos nacionais e provinciais, municípios, organizações da sociedade civil, ONG e cooperativas.

Cannabis e Cânhamo Industrial

O investimento de $ 106.134.988 será distribuído entre a Cidade Autônoma de Buenos Aires, província de Buenos Aires, La Pampa, Mendoza, Santa Fe e Chubut. A indústria da cannabis na Argentina pode gerar negócios de US$ 450 milhões por ano.

O responsável referiu ainda que antes do final do ano será formalizada a criação da Agência Reguladora da Indústria do Cânhamo e da Cannabis Medicinal (Ariccame), que se encarregará de regular a importação, exportação, cultivo, comercialização e aquisição de sementes e produtos derivados para fins medicinais ou industriais.

O Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis busca fortalecer e promover a integração do conhecimento e o desenvolvimento tecnológico associado à Cannabis, ao Cânhamo e seus derivados.