Associações de pacientes se unem em campanha pela regulação da cannabis no Brasil

Publicada em 12/07/2019

capa
Compartilhe:

O carioca Otto Bohm possuía uma vida normal e ativa até que foi diagnosticado com um problema congênito que o levou à cirurgia complexa para evitar a tetraplegia. No procedimento, foram colocados parafusos na coluna cervical dele. Porém, um dos parafusos cruzou a vértebra e tocou os nervos dentro da medula, causando dores de nível máximo. Por um ano ele usou morfina, só que nunca mais praticou esportes nem conseguiu mais trabalhar. Tentou diversos medicamentos alopáticos, todos com respostas insuficientes. Até que testou inalar vapores de cannabis e finalmente conseguiu controlar suas dores. 

Essa é a história do documentário de curta metragem que conduz a segunda edição da campanha "Repense", realizada pelas sete associações de pacientes de cannabis medicinal. São elas a Apepi, Ama+me, Aliança Verde, Abra Cannabis, Abrace, Cultive e Liga Canábica. Essa união tem o objetivo de mobilizar políticos e médicos a fim de regulamentar o cultivo associado de cannabis medicinal, para que os pacientes possam adquirir direto das Associações.

O evento acontece na próxima terça-feira (18), em São Paulo. Além do lançamento do mini documentário e de um debate sobre o tema, a campanha "Repense" distribuirá uma cartilha explicativa sobre o uso da cannabis medicinal no Congresso para que os parlamentares tenham mais informações sobre os benefícios do medicamento, e assim entendam que essa é uma causa humanitária. Também está prevista uma grande mobilização nas redes sociais em conjunto com as principais associações e organizações que defendem a regulamentação no Brasil. A intenção é chamar a atenção da sociedade para a causa e pressionar os envolvidos. O evento será mediado pelo jornalista e documentarista Tarso Araujo, diretor do documentário "Ilegal".


Confira a programação

Lançamento do curta "A Dor dos Outros" 

  • Terça-feira (18), às 19h
  • Civi-Co, Rua Dr Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros, São Paulo
  • Documento "A Regulamentação que Precisamos", elaborada pelas associações de pacientes de cannabis medicinal.

Debate

  • Cid Gusmão, oncologista, diretor do Centro de Combate ao Câncer
  • Antônio Pedro Pierro Neto, neurocirurgião, especialista em dor e coordenador do portal Sechat
  • Cidinha Carvalho - presidente da Cultive, associação de pacientes de cannabis medicina