Bernie Sanders comemora a legalização da Cannabis em Vermont, seu estado natal

O senador Bernie Sanders diz estar feliz pelo fato das vendas legais de Cannabis estarem chegando ao seu estado natal

Publicada em 19/10/2020

capa
Compartilhe:

“Deixe-me parabenizar a legislatura estadual por tornar Vermont o 11º estado no país a legalizar a Cannabis e também por eliminar as condenações passadas relacionadas a ela”, postou o ex-candidato democrata à presidência no Twitter na sexta-feira.

O governador de Vermont, Phil Scott (R), anunciou na semana passada que permitiria que um projeto de lei para legalizar as vendas da planta se tornasse efetivo sem sua assinatura, enquanto assinava uma legislação separada para facilitar a retirada de condenações anteriores por uso adulto de maconha.

>>> Câmara dos EUA deve votar pela remoção da maconha da lista de substâncias controladas

“Agora, é hora de o Congresso e o governo federal encerrarem a guerra contra as drogas e legalizarem a Cannabis em todo o país”, acrescentou Sanders em seu tweet.

Durante sua disputa pela indicação presidencial democrata neste ano, Sanders prometeu legalizar a planta em todos os 50 estados em seu primeiro dia de mandato - uma perspectiva que alguns especialistas jurídicos julgam com bastante ceticismo.

Depois que Sanders concedeu a nomeação ao ex-vice-presidente Joe Biden (D), os dois ex-rivais formaram uma força-tarefa de justiça criminal criada no início deste ano e emitiram várias recomendações sobre políticas que consideram importantes de serem adotadas.

Os defensores esperavam que o painel pressionasse o ex-vice-presidente a apoiar a legalização com o apoio dos indicados por Sanders, mas isso não aconteceu e Biden continua se opondo à mudança política mais ampla, apesar do apoio da supermaioria democrata à reforma. O candidato democrata, em vez disso, apoia a descriminalização do porte de Cannabis, expurgando registros anteriores, modesta reprogramação federal, legalização do uso medicinal e permitindo que os estados definam suas próprias políticas.

>>> Congresso americano votará para retirar a Cannabis da lista de substâncias controladas

O Comitê Nacional Democrata também rejeitou uma emenda para tornar a legalização uma prancha do partido em 2020. Alguns suspeitam que isso aconteceu porque eles não queriam endossar uma política que está em desacordo com a do candidato indicado.

Também recentemente, Sanders tuitou estatísticas sobre prisões por Cannabis nos EUA.

“Na América, ninguém deveria ser preso por porte de maconha. Vamos acabar com a guerra às drogas, legalizar a maconha e eliminar as condenações”, disse ele.

Não há indícios de que Sanders aproveitará a nova lei de cannabis de Vermont quando as vendas forem online, o que é esperado que aconteça em 2022.

>>> Dakota do Sul pode ser o primeiro estado a permitir simultaneamente o uso medicinal e adulto da Cannabis

O senador disse, anteriormente, que fazia uso adulto da maconha há décadas, mas que a planta “não fazia muito por mim.”

“Eu fumei maconha duas vezes e tudo que fiz foi tossir minhas entranhas, então não funcionou para mim”, disse ele em um comício em Las Vegas. “Mas eu entendo que outras pessoas tiveram experiências diferentes.”

“Minha lembrança é que quase perdi a cabeça com tosse, então não é algo que eu gosto”, acrescentou ele em uma entrevista de rádio.

Vermont legalizou o porte de baixo nível e o cultivo doméstico de maconha em 2018, mas não tem como os consumidores comprarem cannabis legalmente, o que mudará com a nova lei.

Fonte: Marijuana Moment