Bolívia deve debater a legalização do uso medicinal da cannabis 

Será que a Bolívia será o próximo país da América do Sul a estabelecer uma regulamentação para o uso medicinal da cannabis?

Publicada em 03/07/2023

capa
Compartilhe:

Por Redação Sechat com informações de El Planteo

.

Um partido político da oposição na Bolívia vai apresentar um projeto de lei que visa a legalização do uso terapêutico da cannabis. Embora o governo tenha manifestado cautela em relação à questão, o projeto conta com amplo apoio entre os funcionários públicos, uma vez que outros países da América do Sul já aprovaram o uso medicinal da cannabis.

.

A iniciativa é liderada pela senadora Andrea Barrientos, que expressou surpresa com o apoio significativo que está recebendo para essa causa. Ela afirmou que estão aprimorando o projeto e esperam que o debate seja aberto no Legislativo nos próximos meses.

.

Barrientos explicou que essa proposta reflete a perspectiva de uma nova geração que enxerga as coisas de maneira diferente, e que seu objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas.

.

Bolívia deve debater a legalização do uso medicinal da cannabis 

.

A proposta recebe apoio de diversas organizações que cuidam de pacientes com câncer, e até mesmo do prefeito de La Paz, Iván Arias. Ele mencionou a necessidade de um padrão nacional para o uso terapêutico da cannabis no país, enfatizando os benefícios do óleo puro com propriedades medicinais. Vários médicos já recomendam seu uso.

.

A Ministra da Saúde, María Renee Castro, afirmou que há muito a aprender e debater sobre o assunto. Segundo ela, é necessário revisar e investigar as evidências científicas, uma vez que nem todos os compostos da maconha são recomendados para uso medicinal e alguns podem gerar dependência. O deputado governista Hernán Hinojosa também expressou sua opinião, afirmando que seu partido apoiará o projeto se for aprovado nas respectivas comissões legislativas.

.

Atualmente, na Bolívia, o porte mínimo de maconha é punido com penas de 10 a 25 anos de prisão. No entanto, houve decisões judiciais favoráveis a casos específicos em que o uso da cannabis medicinal foi autorizado. Será que a Bolívia será o próximo país da América do Sul a estabelecer uma regulamentação para o uso medicinal da cannabis?