Cabo Frio pode ser a segunda cidade do RJ a adotar tratamento com cannabis medicinal

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Foto: Reprodução)

Curadoria e edição Sechat, com informações de O Dia

CABO FRIO NA SEQUÊNCIA

Depois de Búzios, Cabo Frio é mais uma cidade da Região dos Lagos que entra na vanguarda do tratamento com cannabis medicinal. O vereador Felipe Monteiro (PDT) apresentou na sessão da Câmara desta quinta-feira (2), um Projeto de Lei que regulamenta uso de medicamentos com canabidiol no município. O PL foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa. O parlamentar diz que o PL foi inspirado em projetos de outras cidades, como a vizinha Búzios, além de Niterói e Florianópolis, embora estas duas últimas ainda estejam tramitando com PL.

Já Búzios, está em fase de sanção do prefeito Alexandre Martins (REP), que já se comprometeu em regulamentar. Entretanto, o edil cabo-friense está otimista e afirmou ter o apoio de alguns colegas, como Jean da Autoescola (PL), Josias da Swell (PL) e Luís Geraldo (REP).

Vereador Felipe Monteiro contou com apoio das mães de autistas que militam na causa (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Em relação ao Executivo, Felipe aposta no progressismo do prefeito José Bonifácio (PDT) e do secretário de Saúde, Felipe Fernandes, que é psicólogo:

“É um projeto de suma importância, dando qualidade de vida às pessoas com o custo muito menor e menos efeitos colaterais. Por exemplo, minha vó tem Alzheimer, por isso sei quanto esse medicamento poderia ajudar”, defendeu o pedetista.

MÃES NA LUTA

Todo esse avanço na Região dos Lagos começa pela militância de mães de autistas, como Claudia Fernandes, Wal Porto, Jô Oliveira e Gisleine da Cruz. Todas elas estiveram na sessão da Câmara desta quinta-feira (2), acompanhando a apresentação do PL. Se Cabo Frio e Búzios estão avançando nessa questão, deve-se a elas. Vereador Felipe destacou ainda que uma delas chegou a confessar que tinha preconceito com a erva, mas depois que a filha começou a usar, percebeu a qualidade de vida que esse tratamento significa para pacientes crônicos.

BÚZIOS APOIA A CAUSA

Presidente da Câmara de Búzios comemorou ao saber que colega de Cabo Frio também entrou na luta (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O presidente da Câmara de Búzios, vereador Rafael Aguiar (REP), quando soube da iniciativa do colega de Cabo Frio, mandou um recado pelo whatsapp e escreveu: “Muito amor. Irado demais ver que outras cidades estão aderindo”, comemorou ele. além disso, outro município da região que já está articulando programa semelhante é Iguaba Grande. O próprio prefeito Vantoil Martins (CID), se prontificou a encaminhar um PL do executivo para garantir o tratamento aos cidadãos iguabenses. É a Costa do Sol saindo na frente.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese