Califórnia perto de arrecadar 1 bilhão de dólares em impostos sobre a cannabis

As vendas de cannabis no estado continuaram a subir este ano, apesar da pandemia, atingindo 777 milhões de dólares em impostos especiais de consumo

Publicada em 18/12/2020

capa
Compartilhe:

A florescente indústria de cannabis da Califórnia existe há muito mais tempo do que muitas outras nos Estados Unidos e, agora, o estado está a caminho de arrecadar até 1 bilhão de dólares em impostos sobre as vendas feitas em 2020, um marco recorde para a indústria local.

Quando a cannabis foi legalizada pela primeira vez na Califórnia, levou dois anos para que o estado recebesse até 1 bilhão de dólares em impostos, mas agora, esse número está chegando muito mais rápido para a próspera indústria, apesar dos contratempos deste ano. Os totais para este ano ainda não chegaram oficialmente, mas as coisas estão indo bem.

>>> Participe do grupo do Sechat no WhatsApp e receba primeiro as notícias

Este novo número é de acordo com a equipe do governador Gavin Newsom, que afirma que, apesar da pandemia, as coisas estão tendendo a um número alto em todo o estado para a receita tributária da Califórnia. As vendas de cannabis continuaram a subir este ano, apesar da pandemia, atingindo 777 milhões de dólares em impostos especiais de consumo, 306,7 milhões apenas no terceiro trimestre, que são números significativos.

“Isso coloca a indústria no caminho para gerar cerca de 1 bilhão de dólares este ano, o que é bastante impressionante”, disse Nicole Elliot, palestrante principal em uma conferência virtual sobre as finanças do mercado da cannabis.

>>> Mercado global de cannabis valerá 147 bilhões de dólares até 2027

O mercado não regulamentado ainda prospera

No entanto, apesar desse boom, a Califórnia ainda tem um mercado ilícito. Embora esperem ver 3,1 bilhões de dólares em receita total com as vendas legais de cannabis, eles também esperam 8,7 bilhões de dólares do mercado ilícito. Em outras palavras, é uma grande quantidade de receita da cannabis que ainda não é tributada.

Mas, apesar dessa luta, a Califórnia conseguiu manter as vendas altas durante a pandemia, tomando medidas inteligentes como permitir a retirada na calçada para minimizar o contato e permitir que as taxas de licenciamento sejam renovadas, para que as taxas operacionais não sobrecarreguem as empresas jurídicas menores. Tudo isso está ajudando a cannabis legal não apenas a sobreviver, mas a prosperar.

“O estado implementou um programa de diferimento da taxa de renovação de 60 dias entre maio e agosto, e vimos cerca de um quarto de nossos licenciados se beneficiarem desse programa, o que foi muito, muito impressionante”, disse Elliot. “O estado criou alguns programas de desoneração fiscal para auxiliar no fluxo de caixa, principalmente para esse setor na ausência de acesso a capital e ajuda federal.”

>>> Fusão da Aphria e da Tilray criará gigante global da cannabis de 3,9 bilhões de dólares

Ironicamente, embora esse marco tributário seja uma vitória para o setor jurídico, muitos integrantes do setor da Califórnia afirmam que é precisamente por causa da alta taxa de impostos que é mais fácil operar ou comprar no mercado ilícito. Embora o dinheiro dos impostos sobre a cannabis possa fazer coisas boas para a comunidade e trazer riqueza para a região, muitos estão preocupados com o fato de que impostos em excesso manterão o mercado ilícito prosperando e prejudicará ainda mais a indústria regulamentada.

“Acho que nós, como um mercado legal, temos muita dificuldade para minar os negócios não regulamentados e ilegais”, disse Kristi Palmer, cofundadora da Kiva Confections em Alameda. “No geral, acho que as barreiras de entrada são muito altas agora.”

Apesar das reclamações contra os altos impostos na Califórnia, o setor está atualmente passando por um boom, apesar das paralisações, e a renda tributável arrecadada este ano faz uma grande diferença para o estado.

Fonte: ADDISON HERRON-WHEELER/High Times, com curadoria e edição de Sechat Conteúdo