Canadá: 92% da cannabis ilegal contêm pesticidas

O estudo fala sobre os altos níveis de pesticidas encontrados em cannabis ilícita em flor em comparação com amostras de cannabis produzidas licenciadas em um estudo canadense usando o método expandido de pesticidas

Publicada em 06/09/2023

capa
Compartilhe:

Por Redação Sechat com informações de El Planteo

Um estudo recente publicado no Journal of Cannabis Research revelou a magnitude da presença de pesticidas na cannabis ilegal e legal no Canadá.

O estudo fala sobre os altos níveis de pesticidas encontrados em cannabis ilícita em flor em comparação com amostras de cannabis produzidas licenciadas em um estudo canadense usando o método expandido de pesticidas multi-resíduos 327. Os investigadores compararam 36 amostras de cannabis de dispensários licenciados e 24 de um negócio ilegal (que foi apreendido pelas autoridades e enviado à Health Canada para testes laboratoriais em 2021).

Os pesquisadores procuraram vestígios de 327 pesticidas diferentes nas amostras e descobriram que muitas das amostras ilegais de cannabis continham produtos químicos nocivos.

“Pesticidas foram detectados em 92% das amostras ilegais de inflorescências de cannabis no Canadá, com 23 ingredientes ativos de pesticidas únicos quantificados”, explica o estudo. “Quatro pesticidas e sinergistas: miclobutanil, paclobutrazol, butóxido de piperonila e piretrinas, foram detectados com alta frequência de amostragem, entre oito e 17 vezes em um total de 24 amostras ilegais.”

Observaram também que uma amostra ilícita de cannabis continha nove ingredientes de pesticidas, mas que, em média, as amostras ilícitas continham 3,7 pesticidas diferentes, com 87% delas contendo mais de um pesticida.

Os pesquisadores apresentaram uma tabela com os agrotóxicos encontrados nas amostras legais e ilegais. Apenas 6% das amostras legais deram positivo para pesticidas, incluindo diclobenil e miclobutanil.

Por fim, ressaltam que estudos desta natureza ainda não são comuns. “Tanto quanto é do conhecimento dos autores, este estudo é a única análise aprofundada de pesticidas multi-resíduos que compara pesticidas em mercados legais e ilegais de cannabis numa jurisdição nacional onde a cannabis foi legalizada”, conclui o estudo.

"Embora este seja um estudo pequeno, os nossos resultados apoiam a mensagem do Governo do Canadá de que o consumo de produtos ilegais pode levar a efeitos adversos e outros danos graves ." Os testes de cannabis ilegal revelaram a presença de contaminantes como pesticidas e níveis inaceitáveis ​​de bactérias, chumbo e arsénico”.