Cannabis para dor de cabeça: THC ou CBD que pode não reduzir a dor

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Foto: Pixabay)

Um novo estudo mostrou que o uso de cannabis para dores de cabeça pode ser benéfico, pois reduz a dor de cabeça e a enxaqueca em até metade. No entanto, o estudo sugere que são os canabinóides ou outros constituintes como terpenos que desempenham o papel central no alívio da dor de cabeça e da enxaqueca.

A cannabis inalada reduz a gravidade de dor de cabeça autorreferida em 47,3% e a de enxaqueca em 49,6%, de acordo com um estudo recente liderado por Carrie Cuttler, professora assistente de psicologia da Universidade Estadual de Washington .

Cannabis para dores de cabeça e enxaquecas

O estudo, publicado recentemente no  Journal of Pain , é o primeiro a usar big data de pacientes com dor de cabeça e enxaqueca que usam maconha em tempo real.

Estudos anteriores pediram que os pacientes recordassem o efeito do uso de cannabis no passado. Houve um ensaio clínico indicando que a cannabis era melhor que o ibuprofeno para aliviar a dor de cabeça, mas utilizou a nabilona, ​​um medicamento canabinóide sintético.

Cuttler, principal autor do artigo, disse: “Estávamos motivados a fazer este estudo porque um número substancial de pessoas diz que usa cannabis para dor de cabeça e enxaqueca, mas surpreendentemente poucos estudos abordaram o assunto”.

Cuttler disse: “Queríamos abordar isso de uma maneira ecologicamente válida, que é olhar para pacientes reais que usam cannabis vegetal inteira para medicar em suas próprias casas e ambientes.

“Estes também são dados muito grandes, para que possamos generalizar de maneira mais apropriada e precisa para a maior população de pacientes que usam cannabis para gerenciar essas condições”.

O estudo encontrou uma pequena diferença de gênero com significativamente mais sessões envolvendo redução da dor de cabeça relatadas por homens (90,0%) do que por mulheres (89,1%). Os pesquisadores também observaram que os concentrados de cannabis, como o óleo de cannabis, produziram uma redução maior nas classificações de gravidade da dor de cabeça do que as flores de cannabis.

Não houve diferença significativa na redução da dor entre as cepas de cannabis que foram maiores ou menores nos níveis de tetra-hidrocanabinol ( THC ) e canabidiol ( CBD ), dois dos constituintes químicos mais comumente estudados na cannabis, também conhecidos como canabinóides.

Como a cannabis é composta por mais de 100 canabinóides, essa descoberta sugere que diferentes canabinóides ou outros constituintes como terpenos podem desempenhar o papel central no alívio da dor de cabeça e da enxaqueca.

Cuttler disse: “Suspeito que haja algumas superestimativas de eficácia. Minha esperança é que esta pesquisa motive os pesquisadores a assumir o difícil trabalho de conduzir estudos controlados por placebo.

“Enquanto isso, isso fornece ao menos pacientes com maconha medicinal e seus médicos um pouco mais de informação sobre o que eles podem esperar do uso da maconha para gerenciar essas condições”.

Fonte: Health Europa

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese