Carro futurista combina cânhamo e energia solar

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Essa não é a primeira vez que a indústria utiliza o cânhamo para compor o mercado com produtos mais conscientes e sustentáveis (Foto: Reprodução/Movimento Solar Livre)

Cada vez mais, o cânhamo – encontrado nas fibras e no caule da planta Cannabis – está atraindo a atenção da indústria têxtil, alimentícia, farmacêutica e automobilística, se tornando uma nova alternativa para compor a produção de produtos desses mais diversos setores. A novidade mais recente é um carro feito com ingredientes como fibra de vidro, carbono, alumínio e, é claro, cânhamo.

O carro produzido pela startup californiana Aptera Motors é o primeiro carro movido a energia solar do mundo a ser fabricado em escala. Dentre seus diferenciais, o Aptera requer apenas 15 minutos de carga para dirigir 240 quilômetros ininterruptamente.

>>> Siga o Sechat no INSTAGRAM

Sobretudo, essa não é a primeira vez que a indústria utiliza o cânhamo para compor o mercado com produtos mais conscientes e sustentáveis. Abaixo, confira os principais produtos inovadores feitos com o cânhamo.

Casa de cânhamo

A construção civil é uma das indústrias que também vêm mostrando um interesse crescente no cânhamo. Recentemente, foi construída a primeira casa com cal de cânhamo da Irlanda. Israel, um dos países mais evoluídos na pesquisa com a planta da cannabis, também já possui uma casa de cânhamo, construida com o objetivo de criar um arquétipo de sustentabilidade, usando apenas materiais ecológicos.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Papel higiênico

Por mais diferente que a ideia possa parecer, o papel higiênico de cânhamo tem seus benefícios ambientais de uso. De acordo com o relatório do NRDC, “grande parte da celulose usada para fazer papel higiênico na América vem da floresta boreal, que abriga povos indígenas e animais selvagens ameaçados.”

O processo de fabricação do papel de cânhamo não requer alvejante com cloro produtor de dioxina. Além disso, usa-se de 75% a 85% menos ácido à base de enxofre, o que significa que o papel higiênico produzido dessa forma pode conter muito menos produtos químicos. Ainda, o papel de cânhamo é adequado para uso em reciclagem de 7 a 8 vezes, em comparação com três vezes para papel comum.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Óculos 

O surgimento da Gaia Eyewear, nome dado aos óculos de cânhamo aconteceu entre 2013 e 2014. Seu criador, Mariano Percivale, afirma que a Gaia nasceu “de uma necessidade minha de iniciar um projeto com uma nuance sustentável, mas que atenda às minhas necessidades como estudante de design industrial e entrar no mundo da concepção e criação de um projeto bastante inovador.”

O processo de produção atual da Gaia Eyewear consiste em um molde moldado com cânhamo de microfibra e um fichário; e envolve duas pessoas atualmente. 

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

O famoso tênis da Nike – agora feito de cânhamo

Em agosto de 2020, a Nike também fez parceria com o varejista do Reino Unido, Size, para lançar a edição limitada do “Hemp” Air Zoom Type, relata Hemp Industry Daily. Os sapatos custavam 140 libras (240 dólares).

Respirável, durável e antimicrobiano, algumas empresas, como a 8000Kicks, optaram por produzir calçados à base de cânhamo exclusivamente.

A empresa também vende máscaras faciais à base de cânhamo. Comparadas ao algodão e aos materiais sintéticos, as máscaras faciais de cânhamo são resistentes a mofo e odores. Além disso, elas mantém sua forma, mesmo após várias lavagens.

Cânhamo na marca de roupa de Marina Ruy Barbosa

A marca Ginger, fundada pela atriz Marina Ruy Barbosa, lançou sua primeira coleção oficial no último dia 7. Diferente de muitas outras marcas, a atriz decidiu produzir as camisetas, bodies e regatas com fibras a base de cânhamo, que, segundo a marca, servem para dar forma às peças.

Confira outros conteúdos sobre o mercado do cânhamo publicados pelo Sechat:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese