Centro de inovação de cânhamo será criado na Espanha
A iniciativa servirá para fomentar novos empreendimentos públicos e privados, compartilhar know-how entre os membros e promover a pesquisa e, ao mesmo tempo, fornecer treinamento para cientistas, técnicos e agricultores
Publicada em 22/12/2020
A Espanha lançou um projeto que visa desenvolver a região da Estremadura - comunidade autónoma, situada no sudoeste no país - como um centro de inovação industrial do cânhamo. O Centro Tecnológico Nacional Agroalimentar da Estremadura (CTAEX) e a empresa de cânhamo Bhalutek Hemp afirmam que a iniciativa irá promover o desenvolvimento e a utilização abrangente da planta do cânhamo e fornecer acesso a tecnologias de cultivo e transformação.
>>> Participe do grupo do Sechat no WhatsApp e receba primeiro as notícias
A iniciativa servirá para fomentar novos empreendimentos públicos e privados, compartilhar know-how entre os membros e promover a pesquisa e, ao mesmo tempo, fornecer treinamento para cientistas, técnicos e agricultores - ao estabelecer a região como um centro de referência nacional para pesquisa e inovação em cânhamo.
Os parceiros afirmam ter contratado 21 membros desde o lançamento recente da iniciativa, incluindo a Universidade de Málaga e a Universidade da Estremadura. “Dada a atual situação de crise de saúde excepcional, é muito provável que a recessão econômica se agrave nos próximos anos, exigindo respostas concretas e ações decisivas”, disse o CTAEX em um comunicado anunciando o lançamento.
>>> Cânhamo pode proporcionar momento histórico para o agronegócio brasileiro
“O cânhamo industrial pode oferecer uma oportunidade para regenerar as áreas rurais da nossa região, com uma abordagem sustentável do ponto de vista ambiental, econômico e agronômico, graças às suas características e usos múltiplos”, disse o CTAEX, observando que a estrutura jurídica e regulatória da Espanha precisa mudar para que a indústria amadureça e floresça.
Mudanças necessárias
Juan José Manzanero, presidente do CTAEX, disse que mudanças são necessárias para permitir o “desenvolvimento completo do setor, com plenas garantias jurídicas”, na forma como os governos de outros países europeus têm desenvolvido seus setores de cannabis.
>>> Partidos da Espanha preparam regulamento abrangente para Cannabis
A iniciativa conta com o apoio tanto do presidente da Junta de Estremadura, Guillermo Fernández Vara, quanto da delegada do governo na região, Yolanda García Seco.
O CTAEX, com sede em Badajoz, Espanha, é um centro privado de P&D sem fins lucrativos apoiado por uma associação do setor agroalimentar. A empresa tem experiência no desenvolvimento de projetos de I&D a nível nacional em Espanha.
>>> Advogados consideram oportunidade pandêmica da COVID-19 para legalizar Cannabis na Espanha
A Bhalutek, sediada em Málaga, é especializada em genética do cânhamo desde 2012. A empresa também realiza pesquisas científicas em processos e maquinários de extração e purificação, além de consultar clientes na Suíça, Austrália e Uruguai.
Por Hemp Today, com curadoria e edição de Sechat Conteúdo