Novo derivado de canabicromeno sem risco de abuso reduz eficazmente a dor em camundongos

Novo derivado de canabicromeno sem risco de abuso reduz eficazmente a dor em camundongos

Novo derivado do cannabicromeno mostra eficácia no alívio da dor sem efeitos psicoativos ou risco de abuso | CanvaPro

Publicado em 14/09/2025

 

Introdução


A dor é a principal causa de incapacidade nos Estados Unidos, e tem havido um interesse crescente no desenvolvimento de terapias à base de canabinoides para o tratamento da dor. Embora muitos estudos tenham identificado efeitos benéficos do Δ9-tetrahidrocanabinol (Δ9-THC) contra a dor, o potencial terapêutico do Δ9-THC é limitado devido aos seus efeitos psicoativos e ao potencial de abuso. Portanto, um canabinoide sem essas limitações seria um melhor candidato terapêutico.


O canabicromeno (CBC) tem efeitos não psicoativos e anti-inflamatórios, levando nossa equipe a desenvolver novos derivados do CBC que poderiam aumentar a biodisponibilidade e o potencial terapêutico. O presente estudo avalia a eficácia de um novo derivado do CBC, o CBC-Val-HS.


Métodos

Para avaliar a biodisponibilidade desses dois compostos, foi realizado um estudo farmacocinético (10 mg/kg, i.v., po), e as concentrações sanguíneas foram medidas em diferentes momentos (por exemplo, 30 min, 60 min, 2 horas). 


Para avaliar a eficácia do CBC-Val-HS em comparação com o CBC contra a dor inflamatória, foi realizado um ensaio de contorção abdominal. Camundongos machos e fêmeas receberam doses crescentes de CBC ou CBC-Val-HS (0,1 mg/kg-50 mg/kg, i.p.) 30 minutos antes da administração de ácido acético a 0,7%. O número de contorções abdominais associadas à dor inflamatória foi medido por 30 minutos. 


A eficácia do CBC-Val-HS contra a dor neuropática induzida pela cisplatina também foi avaliada usando o teste eletrônico de Von Frey. O potencial psicoativo do CBC-Val-HS e o potencial de abuso foram avaliados no ensaio clássico de tetrad e no ensaio de preferência de lugar condicionado. 


Resultados 

O CBC-Val-HS mostrou maior biodisponibilidade do que o CBC, tanto na administração IV quanto na oral. A administração de CBC e CBC-Val-HS diminuiu o número de contorções abdominais de maneira dependente da dose, com 10 mg/kg ou mais bloqueando totalmente as contorções inflamatórias. Semelhante ao CBC, 10 mg/kg de CBC-Val-HS aliviou a dor neuropática induzida pela cisplatina e reduziu as latências de tail flick e hot plate no ensaio tetrad, sem reduzir a locomoção ou diminuir a temperatura corporal central. Não foi detectada responsabilidade por abuso no ensaio de preferência de local. 


Conclusões

Em conjunto, esses dados indicam que o CBC-Val-HS pode atenuar a dor inflamatória, induzida pela quimioterapia e térmica de forma tão eficaz quanto o CBC. É importante ressaltar que o CBC-Val-HS tem maior biodisponibilidade do que o CBC e não apresenta efeitos psicoativos, sugerindo maior potencial terapêutico e de comercialização.


Miguel A. De Leon1*, Rebecca E. Ozborn1, Hannah M. Harris2, Iram Shahzadi3, Waseem Gul3, Mahmoud ElSohly3, Nicole M. Ashpole1 1Departamento de Ciências Biomoleculares, Universidade do Mississippi, Oxford, MS 2Departamento de Psiquiatria, Universidade de Columbia, Nova Iorque, NY 3ElSohly Laboratories Incorporated, Oxford, MS 
 

 Biografia do Autor Jimmy Fardin
Jimmy Fardin

Jimmy Fardin é médico ortopedista e traumatologista, com especialidade em cirurgia do joelho e artroscopia, especialista em medicina do esporte, e medicina canábica. Já participou de Olimpíadas e Paralimpíadas como médico. Experiente no tratamento de dor crônica, lombalgia, tendinites, artrose, doenças degenerativas. “Meu objetivo é cuidar de você como ser humano, não só sua patologia”