Comissão Especial de Estudos (CEE) sobre a cannabis é criada em Araraquara, SP

Chamada de “Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis para fins Medicinais”, a ação foi aprovada por vereadores da cidade paulista na última terça-feira (01/2)

Publicada em 03/02/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte com informações de AcidadeOn

Em sessão que ocorreu no dia 1º de fevereiro, terça-feira, vereadores da cidade de Araraquara, interior de São Paulo, aprovaram a criação da Comissão Especial de Estudos (CEE). O projeto, chamado de “Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis para fins Medicinais”, é de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT) e do vereador Marcos Garrido (Patriota).  

A operação busca fomentar discussões e ações relacionadas ao uso medicinal da Cannabis na cidade. O órgão vai ser formado por três vereadores, indicados por “Ato da Presidência” em um prazo de 15 dias e os trabalhos devem ter duração máxima de dois anos. 

A vereadora Fabi Virgílio, uma das autoras do projeto, pediu aos colegas de casa que "quebrassem preconceitos,” lembrando que a Câmara tem o papel de promover e difundir conhecimento, além de construir políticas públicas que transformem a vida das pessoas. 

Segundo apurou o portal A cidade On, a vereadora ainda reforça: 

"Falar de cannabis medicinal é demonstrar compromisso com a vida, dignidade humana e saúde das pessoas. E esse compromisso é suprapartidário, de elevado valor social, considerando que regulamentar o uso é uma forma de democratizar o acesso".

A parlamentar ainda complementa: "Desde 2014, o Conselho Federal de Medicina autoriza a prescrição de medicamentos à base de canabidiol e milhares de pacientes fazem uso, mas com insumos importados, tornam-se mais caros e inacessíveis para uma boa parcela da população", completou a parlamentar. 

Já para a colega de casa, a vereadora Luna Meyer (PDT), a Câmara Municipal deve ser favorável a todos os assuntos que necessitem de maior conscientização, defendendo a criação da frente parlamentar:

"É mais um tema estigmatizado, que por sua vez, tem trazido muitas benesses de onde se constrói através da ciência e vai ser muito benéfico aqui para Araraquara também", pontuou a parlamentar ao alertar os colegas sobre a necessidade de discutir mais o tema no Legislativo. 

Outro que também manifestou sua opinião, foi o vereador Guilherme Bianco (PC do B). Entre suas andanças pela cidade à procura de votos, ele destacou que muitas das famílias visitadas fazem o uso do canabidiol (CBD) para tratar diferentes tipos de patologias, pontuando a dificuldade e os preços dos medicamentos importados atualmente.

"É um projeto que fala sobre saúde, uma outra saída para doenças que a medicina dita tradicional ainda não tem solução, que está provado cientificamente a importância disso, mas que infelizmente ainda é muito elitizado e temos pouca discussão no Brasil", finalizou. 

Por meio de votação simbólica, o requerimento acabou sendo aprovado por unanimidade. Agora o presidente da Câmara, Aluísio Braz, o “Boi” (MDB), tem um prazo de 15 dias para nomear os membros que irão compor a Comissão Especial de Estudos (CEE).