Como a cannabis pode afetar a voz de quem a utiliza?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Aproximadamente 42% dos participantes do estudo disseram que “fumar a substância produziu alterações imediatas na voz” (Foto: Skitterphoto/Pexels)

Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de Canex (Roland Sebestyén)

Um estudo recente concluiu que o uso de cannabis pode ter um impacto negativo em nossas vozes. De acordo com o PsyPost, os participantes do estudo indicaram sintomas como rouquidão, soprosidade e fraqueza na voz.

O estudo foi publicado no Journal of Voice e liderado pelo Dr. Robert T. Sataloff, professor e presidente do Departamento de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Drexel. O objetivo era avaliar se o uso de cannabis teve algum efeito explícito na voz do usuário.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Com a crescente legalização da cannabis, observação da voz ganhou importância

Sataloff diz que o uso de cannabis tem sido comum entre cantores de rock e popular por décadas, mas também ocorre entre outros usuários profissionais da voz, incluindo cantores clássicos, professores, políticos, clérigos e muitos outros.

“Até muito recentemente, não era possível estudar os efeitos da cannabis na voz prospectivamente porque a substância era ilegal. Ainda é em muitos estados. No entanto, laringologistas têm visto os efeitos adversos da cannabis por meio de observações informais”, ele afirma.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

De acordo com o relatório, um questionário anônimo na web foi enviado aos pacientes do centro clínico de voz da Sataloff. O objetivo era obter uma imagem mais ampla do uso anterior de tabaco e cannabis dos participantes e observar se houve algum efeito colateral durante o consumo.

Um total de 42 pacientes responderam ao questionário e foram incluídos no estudo. Surpreendentemente, enquanto menos de 1 em cada 10 participantes relatou já ter experimentado tabaco, aproximadamente 77% afirmaram que já haviam experimentado cannabis de alguma forma antes.

Os resultados são reveladores: como revela o PsyPost, aproximadamente 42% disseram que “fumar a substância produziu alterações imediatas na voz” e 29% acreditam que o uso de cannabis tem um efeito de longo prazo na voz.

>>> Os efeitos da Cannabis medicinal na inflamação pulmonar causada pela Covid-19

Efeito prejudicial da cannabis seria semelhante ao do álcool

O Sataloff ainda afirma que fumar cannabis pode causar disfunção da voz. Para usuários de voz de alto nível, como cantores de ópera, a intoxicação ou alteração na função cognitiva por qualquer causa pode alterar o controle motor fino e resultar em lesões na voz. Isso vale tanto para a cannabis quanto para o álcool.

“Os médicos precisam aprender os fatos e perguntar sobre o uso de cannabis em circunstâncias apropriadas. Além disso, como a substância não tem controle de qualidade em estados nos quais não foi legalizada, ela contém contaminantes e subprodutos agressivos em algumas preparações; e estes podem causar inflamação laríngea substancial”, comenta Sataloff.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese