Como foi o segundo II Congresso Brasileiro Canábico Xamânico

O evento contou com trocas de experiências, conhecimentos, pesquisas, novos métodos de tratamentos, afeto (muito afeto) e palavras de sublimação

Publicada em 09/08/2022

capa
Compartilhe:

Por Cynthia de Carlo

Saudação Xamânica que significa “Assim Seja” “por todas as nossas relações” onde a natureza primitiva e as culturas primordiais são nossas forças motrizes, e que prospera no centro de nossos corações reconhecendo no outro a sua sabedoria.
O que dizer de pessoas tão maravilhosas, que compartilharam seu tempo e sua experiência em prol de difundir a Cannabis medicinal neste Congresso que aconteceu em Teresópolis – RJ no último final de semana de Julho.
Muitas coisas maravilhosas aconteceram nesses três dias, mas o que mais amei, foram as trocas de experiências, conhecimentos, pesquisas, novos métodos de tratamentos, afeto (muito afeto), palavras de sublimação e gestos. Sem falar, destes palestrantes e congressistas que lá estavam, que compartilharam comigo essa jornada, e que a partir de agora farão parte da minha vida.
Profissionais gabaritados da área da saúde física, mental, bucal e holística, patrocinadores de laboratórios internacionais, uma associação de pacientes, compartilhando formas de cultivo e produção do óleo, advogados especializados nos assuntos que envolvem a cannabis, bem como dos cientistas e especialistas, abordando seus estudos e os avanços da Cannabis medicinal no Brasil e no mundo.
Colegas de luta, que com fé vem trilhando essa caminhada que é cuidar da saúde, mesmo tendo que lidar com o preconceito e a falta de conhecimento das pessoas e algumas entidades classistas sobre o tema.
O Congresso foi aberto pela Xamã abordando o uso da Cannabis como expansão de Consciência e Aceitação de uma Medicina Ancestral, o que nos fez refletir a ligação intima da Cannabis com nosso ser interior além do Físico.
Tivemos lá também, a prática da Yoga, nos trazia uma conexão corpo – mente, todas as manhas fortalecendo nosso sistema endocanabinoide, para mantermos o equilíbrio do nosso corpo.
Na Saúde Mental, abordou-se os tratamentos das patologias psiquiátricas com a Cannabis medicinal e fomos atualizados sobre os avanços na psiquiatria, sendo ainda presenteados com uma sessão de terapia para cura emocional e física profunda, onde todos os congressistas puderam vivenciar essa técnica, fortalecendo assim a tendência dos conceitos de tratamentos multidisciplinares para êxito nos tratamentos de pacientes.
Na Saúde Física e Holística, três palestrantes abordaram a medicina integrativa, ancestral e ayuverdica, destacando a importância do Sistema Endocanabinóide e da Homeostase. Com eles pudemos aprender que uma alimentação correta, e o menos inflamatória possível aliados a prática de exercícios físicos, meditação e até mesmo práticas holísticas e religiosas, contribuem para resultados positivos nos tratamentos, pois estes também fortalecem o nosso Sistema Endocanabinoide.
Discutimos os avanços do uso da Cannabis Medicinal na Homeopatia, com apresentação de casos e relatos de pacientes, também tivemos o privilégio de acompanhar os avanços da educação cannabica que vem sendo muito bem desenvolvida por terapeutas canábicos, fator que muito tem auxiliado os profissionais da saúde, na efetividade dos tratamentos.

Saúde Bucal, tive o privilégio de ser a palestrante sobre o tema, onde pude levar ao conhecimento dos participantes a aplicabilidade da Cannabis medicinal em várias patologias odontológicas como DTM, Bruxismo, Dor Orofacial dentre outras, que sempre compartilho aqui em minhas colunas.
Na área do Direito Cannabico, advogadas, trouxeram luz as dúvidas jurídicas dos participantes, e como se pode ter acesso legal a Cannabis medicinal, dando ênfase as formas e ao direito que cada cidadão tem ao tratamento, como por exemplo, conseguir sua medicação através de ações judiciais contra seu convênio médico ou SUS, ou ainda mediante HC (Habeas Corpus, para plantio e extração dos óleos de forma artesanal.
Já entrando nesse assunto, o Congresso pode proporcionar também, aprendizado de formas de cultivo e extração dos óleos, pois muitos profissionais da saúde nunca tiveram contato com essas práticas artesanais.
Tivemos uma palestra com uma bióloga, cientista e doutoranda, discorrendo sobre a curcumina com a criação de nanoparticulas-lipossomos para englobar fitocanabinoides voltados para a saúde da mulher especificamente nos casos de endometriose, trazendo a prática médica, mais opções de tratamento combinado a Cannabis Medicinal
O Congresso foi finalizado pela Dra. Vanessa Matalobos uma das idealizadoras do congresso, e também grande e fervorosa defensora do tratamento com a Cannabis medicinal, apresentando casos clínicos do uso da Cannabis Medicinal em seus pacientes, com resultados positivos nas mais variadas patologias, de neurológicas a dermatológicas, com relatos e depoimentos incríveis, que nos emocionaram, não nos deixando dúvidas da espiritualidade que esta planta maravilhosa desperta nas pessoas, aliada a ciência.
Porque participar de um Congresso que une Ciência e Espiritualidade? A resposta é simples: O sitema Nervoso é uma peça chave na integração da Totalidade do Ser, faz parte de todos os circuitos reguladores do organismo e devido às suas infinitas conexões com as estruturas cerebrais, participa de processos mentais ,emocionais ,sociais e culturais.
Assim finalizo agradecendo a todos os participantes e organizadores pela experiência incrível vivenciada nesses dias, já aguardando ansiosa pela terceira edição.

Aho!

As opiniões veiculadas nesse artigo são pessoais e de responsabilidade de seus autores.

Sobre a autora:

Cynthia De Carlo é cirurgiã-dentista, formada há 31 anos pela UNITAU, pós-graduada em Periodontia, Implante e Pediatria. É dentista do CECMedic (Centro de Excelência Canabinoide) e membro da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis).