Conselho Regional de Medicina do Rio diz que não irá “perseguir” prescritores de cannabis

“Não vamos sair caçando quem infringir a resolução do CFM”, afirmou Margareth Martins Portella, conselheira do CREMERJ

Publicada em 21/10/2022

capa
Compartilhe:

Por redação Sechat

Hoje, dia 21 de outubro de 2022, aconteceu no Rio de Janeiro uma manifestação de pacientes e médicos contra a resolução do CFM nº2324/22, que dispõe sobre a prescrição do canabidiol, composto da cannabis. 

O movimento questionou a nova norma por entender que a mesma fere a constituição federal ao restringir o direito à saúde de centenas de pacientes, além de coibir a classe médica no que se refere a divulgação e propaganda dos benefícios deste tipo de alternativa fitoterápica.

Por sua vez, o CREMERJ se posicionou a favor dos manifestantes. Margareth Portella, conselheira do órgão, garantiu que os mesmos não irão “caçar” aqueles que descumprirem a decisão do CFM. 

“Não vamos perseguir médicos e médicas que quiserem prescrever cannabis, bem como dar aula sobre o tema”, afirma Margareth que reforçou: “Esta não deverá ser uma preocupação do Conselho hoje.”

Tal apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, acontece após o CFM soltar uma nota dizendo que abrirá consulta pública para ouvir a opinião da sociedade civil a respeito da atualização da nova resolução. 

Desse modo, a mensagem que fica é que os adeptos à causa canábica estão cada vez mais unidos em benefício da luta pelos seus direitos e, a classe médica, deve seguir fazendo seu trabalho de maneira justa e acessível para todos aqueles que necessitam desta terapia.