Deputado Estadual do Piauí afirma que vai propor novamente projeto sobre uso medicinal da cannabis

O parlamentar Ziza Carvalho, do PT, que teve seu projeto engavetado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em novembro do ano passado, promete colocar a pauta novamente em discussão

Publicada em 28/01/2022

Deputado Estadual do Piauí afirma que vai propor novamente projeto sobre uso medicinal da cannabis

Por João R. Negromonte com informações de Cidade Verde

Arquivado pela CCJ da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) em novembro de 2021, o Projeto de Lei do Dep. Estadual Ziza Carvalho prevê o incentivo à pesquisa e o fornecimento de medicamentos derivados de cannabis no SUS do estado.

O parlamentar garante que o PL está entre suas prioridades, podendo aparecer na Assembleia Legislativa  logo após a volta do recesso, que acontece dia 1º de fevereiro. 

Segundo o Deputado, ele conseguiu convencer alguns colegas, que haviam se posicionado a favor do arquivamento da matéria, quando analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mudarem de opinião, garantindo um reforço em sua contenda.

“O estado do Piauí não pode ficar atrás nesse processo e como é um novo ano Legislativo estaremos apresentando novamente o mesmo. Já conversei com vários deputados, inclusive, que votaram contra na CCJ e que já mudaram de ideia e se for preciso, vamos continuar os debates”, frisou Ziza em entrevista ao portal Cidade Verde.

Júlio Arcoverde (PP), companheiro de casa do parlamentar, foi o relator da proposta, que na ocasião em que foi apresentada, se manifestou pela rejeição da mesma. Arcoverde, por sua vez, se justificou dizendo que era necessário aguardar a tramitação da lei que cria o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas na Câmara dos Deputados, em Brasília, antes de tomar qualquer decisão à nível estadual.