Documentário conta a história de médico pioneiro na legalização da cannabis na Alemanha

The Doctor conta a história do médico alemão Franjo Grotenhermen e traz entrevistas com especialistas em cannabis, como o Dr. Raphael Mechoulam

Publicada em 04/06/2022

capa
Compartilhe:

Por Jacqueline Passos

Estreou ontem (03) na Alemanha, o documentário The Doctor (O Doutor, em português), que conta a história do médico alemão Franjo Grotenhermen, pioneiro na luta pela legalização alemã da planta. O filme é um olhar biográfico sobre a vida de Franjo até agora e também aborda um pouco sobre a condição de saúde dele, que o faz ficar acamado boa parte do tempo.

The Doctor, que foi dirigido por Eduardo Hernandez, se passa durante uma das conferências globais mais influentes de cannabis medicinal, a 10ª Conferência sobre Canabinóides na Medicina, organizada pela IACM, que aconteceu pouco antes do início da pandemia no final de 2019. Durante a conferência, foram feitas várias entrevistas com especialistas internacionais em cannabis, como o famoso pesquisador israelense Dr. Raphael Mechoulam, Mark Ware, Michael Carus, entre outros. 

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Segundo Mechoulan, “Durante muitos anos a maioria do interesse na cannabis medicinal estava nos EUA. Franjo foi uma das primeiras pessoas que viu o valor medicinal da  cannabis e começou a pressionar na Europa”. 

The Doctor já recebeu mais de 10 prêmios em festivais de cinema na Europa, Ásia e EUA, como o Amsterdam International Film Festival, o Brussels Capital Film Festival, o Tokyo Film Awards e o Budapest Film Festival. 

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Sobre Franjo Grotenhermen

O médico alemão Franjo Grotenhermen é um dos pioneiros na luta pela legalização do uso medicinal da cannabis na Alemanha. No país, por exemplo, os médicos são frequentemente visitados pela polícia, que realiza “investigações”, muitas vezes levadas a interrogatórios de pacientes e médicos e até acusações criminais e prisão. Grotenhermen fez, inclusive, uma greve de fome em 2017, como forma de protesto à linguagem restritiva da primeira legislação de reforma da cannabis medicinal na Alemanha, que até hoje impede que a maioria dos pacientes tenham acesso legal à planta. Atualmente, o uso medicinal da planta é legalizado no país, desde que haja prescrição médica, enquanto que o uso adulto e o cultivo ainda são ilegais.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal  

Ainda não há informações se o documentário chegará aos cinemas brasileiros. Por enquanto, o que podemos assistir é o trailer, acessando o link: https://www.imdb.com/video

Créditos da imagem: Divulgação