Em novembro Colorado votará para a descriminalização de cogumelos

A droga presente nos fungos passaria a ser administrada a maiores de 21 anos, em centros autorizados por facilitadores licenciados, sem necessidade de receita de um profissional de saúde; o estado americano se tornará o segundo do país a adotar a med

Publicada em 09/11/2022

capa
Compartilhe:

Redação Sechat

Colorado realizará amanhã, 10 de novembro, o referendo sobre a psilocibina, psicoativo de cogumelos. A iniciativa de votação descriminalizaria os cogumelos psicodélicos para maiores de 21 anos e criaria “centros de cura” regulamentados pelo Estado, onde os participantes podem experimentar a droga sob a supervisão de um profissional licenciado. 

O referendo tem por objeto a Proposição 122, que guarda semelhanças com a Medida 109, referenciada em 2020 em Oregon. Se aprovada, a iniciativa entrará em vigor no final de 2024. Também permitiria que um conselho consultivo estadual adicionasse outras drogas psicodélicas à base de plantas ao programa em 2026. Elas incluem dimetiltriptamina, também conhecida como DMT, ibogaína e mescalina não derivada do peiote, que é considerado sagrado por alguns nativos estadunidenses.

Os proponentes argumentam que a abordagem atual do Colorado para a saúde mental com os psicodélicos naturais, têm sido usados ​​por centenas de anos e podem tratar depressão, ansiedade, vício e outras condições.

Mas os críticos observaram que a Food and Drug Administration (FDA) não aprovou as substâncias como medicamentos. A medida ocorre uma década depois que o Colorado votou pela legalização do uso adulto da cannabis depois de inicialmente permitir seu uso por razões médicas, o que levou a uma indústria multibilionária com centenas de dispensários surgindo em todo o Estado. 

O movimento pela descriminalização de psicodélicos está dividido. Organizações como Decrim Nature e Spore recomendam votar "não", alegando que as exigências para licença de facilitador ou para abrir um "centro de cura" favorecerão grandes corporações, como aconteceu no caso da cannabis.

A iniciativa de votação do Colorado permitiria que pessoas com 21 anos ou mais crescessem, possuíssem e compartilhassem as substâncias psicodélicas, mas não as venderiam para uso pessoal. Também permitiria que pessoas condenadas por crimes envolvendo as substâncias tivessem seus registros criminais selados.

Em 2020, Oregon se tornou o primeiro Estado do país a legalizar o uso terapêutico e supervisionado da psilocibina, depois que 56% dos eleitores aprovaram a Medida 109. A iniciativa do Oregon deve entrar em vigor no início do próximo ano.