Empresa implementa fibras de cânhamo na fabricação de próteses

A Human Plant Solutions, empresa norte-americana, vem utilizando o cânhamo para fabricar seus novos modelos de próteses para membros inferiores

Publicada em 23/02/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

A criadora das próteses de cânhamo é a empresa Human Plant Solutions, sediada no estado de Kansas, EUA. Eles começaram a utilizar a fibra da planta para produzir novos modelos e, segundo os fabricantes, esperam produzir membros artificiais melhores que os de carbono, material utilizado atualmente. 

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Sam Spallitta e Kyle Trivisonno, um empresário com expertise em dispositivos mecânicos de cânhamo e o outro técnico certificado em próteses, respectivamente, são os nomes por trás da ideia e da empresa.

Para eles, a utilização das fibras de cânhamo na composição desse protótipos só reforça a ideia de que estão no caminho certo, pois, segundo seus criadores, “o cânhamo é mais barato, mais sustentável, mais elástico e mais leve que a fibra de carbono (normalmente utilizada para este fim), além de ser tão forte e resistente quanto”.

“Se eu pegar uma prótese de carbono e deixá-la cair no chão, ela provavelmente irá rachar e começar a criar delaminações (separação do material em camadas). Quando delaminar, vai lascar, então colocá-lo de volta não será uma opção. Quando finalmente conseguimos que nosso protótipo de cânhamo se rachasse, depois de pular nele por um longo período de tempo, ele aguentou. Você vê a rachadura, mas ainda funciona,” disse Spallita em conversa com o portal Hemp Grower.  

“Da semente ao paciente”

A empresa possui equipamentos de alta tecnologia e totalmente automatizados, o que garante que seus produtos de cânhamo sejam fabricados com uma precisão e qualidade incomparáveis. Além disso, a Human Plant Solutions importa sua matéria prima (as fibras de cânhamo), de um dos principais produtores do mundo, a China.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Devidamente prescrito por um médico especialista, o molde é feito de acordo com a necessidade de cada paciente. A partir daí, um modelo definitivo é fabricado com as fibras de cânhamo em um processo de compressão a vácuo. 

Ao fim desse processo, é aplicada uma bioresina que ajuda no endurecimento do molde, processo chamado de laminação. Depois de seco, é removido da prótese e acertada as bordas sobressalentes.  

Cliente satisfeito 

Utilizando a prótese da Human Plant Solution desde de 2016, Marc Dunshee, um amputado do joelho para baixo, já participou de algumas maratonas e até competiu o Ironman se utilizando do “modelo ecológico”.

Em depoimento, ele afirma: “Quando o recebi, parecia tão forte quanto a renda de carbono, mas era duas vezes mais grosso. Isso é uma coisa boa porque quando eles estão mais finos, eles acabam nos cortando como uma faca afiada.”

“Estamos recebendo um feedback incrível de pessoas do Departamento de Assuntos de Veteranos que estão escolhendo o cânhamo agora, o que é realmente maravilhoso,” conclui Spallitta.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal