Empresa portuguesa cria escritório flutuante de cânhamo na França

A Carmo Wood, empresa líder no segmento de madeira tratada, acaba de inaugurar a mais nova linha focada em desenvolvimento sustentável

Publicada em 12/07/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

A Carmo Wood, empresa portuguesa, acaba de inaugurar um novo escritório em Bordeaux, na França, para receber alguns braços da empresa. O edifício flutuante possui 600 metros quadrados e foi feito de sabugo de cânhamo, terra crua, cortiça e outros materiais, sendo que cerca de 2 milhões de euros foram investidos para sua construção. 

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

O ambiente conta com uma estrutura de 30 por 11 metros, com instalações de 18 painéis fotovoltaicos, além de um sistema de refrigeração que usa reciclagem da água. O objetivo do projeto é reduzir ao máximo os impactos ambientais através da utilização destes tipos de materiais, como o cânhamo.

Segundo Jorge Milne e Carmo, nome por trás da empresa em comunicado oficial, “A inovação inerente a este projeto não foi pelo desafio de construir escritórios flutuantes com esta dimensão e nesta região, mas sim, criar algo inovador do ponto de vista da sustentabilidade e bem-estar dos colaboradores”.

Outros negócios do cânhamo

Não é nenhuma novidade que o cânhamo é utilizado para diversos usos, como na indústria têxtil, alimentícia ou mesmo, como no caso citado acima, construção civil. Um exemplo disso são algumas casas que foram construídas com as fibras da planta, como esta em Israel:

https://www.sechat.com.br/casa-e-construida-com-canhamo-para-garantir-um-projeto-supersustentavel/

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Contudo, apesar de apresentar uma eficiência comprovada e ser uma alternativa sustentável, no Brasil, os materiais oriundos do cânhamo sofrem com entraves legislativos que dificultam o andamento da pauta.  

Um desses obstáculos é a falta de matéria prima, no caso o cânhamo, que impede que a produção seja feita em larga escala. Além disso, também há a escassez de instalações e máquinas de processamento das fibras da planta.

Mesmo com alguns pontos contra, o cânhamo cada vez mais se mostra como uma alternativa limpa e renovável para as demandas sustentáveis no mundo, por isso, é sempre bom estar de olho nesta cultura e em seu mercado.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal