Espanha aprova primeiro medicamento à base de cannabis

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Na Espanha, consumo, cultivo, posse e compra de cannabis, apesar de ainda serem considerados ilegais, podem ser liberados caso aconteçam em privacidade e não tenham fins lucrativos. (Créditos: Pexels)

Curadoria e edição Sechat, com informações de Canex

O primeiro medicamento à base de cannabis chegou à Espanha para tratar pacientes que sofrem de uma das condições médicas mais graves, como a epilepsia, doença resistente à tratamento.

De acordo com a 20 Minutos, o Epidyolex, uma solução oral contendo canabidiol altamente purificado (CBD), foi aprovado na Espanha pelo Ministério da Saúde após um ensaio de dois anos que envolveu mais de 700 participantes.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

A aprovação deste medicamento oral de canabidiol foi baseada nos resultados de quatro estudos de Fase III controlados e randomizados. A Espanha participou do desenvolvimento clínico do fármaco com mais de 10 hospitais.

O medicamento transformador e o Clobazam, substância que pode ser usado no tratamento de convulsões associadas à síndrome de Lennox-Gastault (LGS) e à síndrome de Dravet (SD), estarão disponíveis nas farmácias hospitalares espanholas.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Antonio Gil-Nagel Rein, neurologista e diretor do Programa de Epilepsia do Hospital Ruber International, disse: “A melhoria potencial da qualidade de vida em uma área onde as opções terapêuticas são muito pequenas, é uma boa notícia.”

Ele ainda completa: “O acesso a um novo medicamento com um mecanismo de ação novo e clinicamente comprovado é motivo de esperança para os pacientes e satisfação para os especialistas.”

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Em setembro de 2019, o Epidyolex recebeu a aprovação da Comissão Europeia, tornando-se o primeiro medicamento de prescrição baseado em cannabis derivado de plantas a receber esta autorização.

Veja também:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese