Especialistas debatem em SP desafios da indústria de canabinoides no país

Objetivo da audiência pública promovida pela frente parlamentar em defesa da cannabis medicinal, na Alesp (13), é conhecer os entraves do setor para propor medidas de desburocratização

Publicada em 13/04/2022

capa
Compartilhe:

Curadoria Sechat, com informações de Assessoria de Imprensa Liderança Partido Novo/Alesp

A frente parlamentar em defesa da cannabis medicinal e do cânhamo industrial recebe, na próxima quarta-feira (13), especialistas para um debate sobre o crescimento da indústria de canabinoides no país e principais entraves para avanço do setor. Esta é a quarta audiência pública promovida pela frente. 

A indústria de canabinoides agrega empresas que desenvolvem, produzem e distribuem tanto insumos como produtos à base de canabinoides, que têm fins terapêuticos tanto para uso médico, quanto para uso veterinário. No Brasil já são mais de 50 mil pacientes usando produtos terapêuticos à base de cannabis, segundo dados da consultoria Kaya Mind com base em levantamento junto à Anvisa e à FACT, federação que reúne associações de cannabis terapêutica. Hoje é permitido às empresas instalarem fábricas, beneficiar e vender canabidiol em farmácias, mas o processo é bastante burocrático e caro para a maioria dos pacientes. 

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Participantes

Carolina Sellani - Formada em Relações Internacionais pela USP, atua na articulação governamental das ações do Projeto Setorial Brazilian Pharma & Health, realizado em parceria com a ApexBrasil, e no contato estratégico com as empresas do setor de saúde. Coordena desde 2019 grupo de trabalho de insumos de cannabis da Abiquifi, que tem como objetivo discutir assuntos regulatórios e legislativos sobre o tema, com o intuito de viabilizar a cadeia completa de produção dos medicamentos à base de cannabis no Brasil.

Martim Prado Mattos - Economista e administrador de empresas, foi CFO da Hypermarcas (atual Hypera) entre os anos de 2010 a 2017. Atualmente, é CEO da GreenCare, uma das mais importantes empresas especializadas no mercado de produtos à base de canabinoides para fins medicinais no país, e Managing Partner do Greenfield Global Opportunities, um dos maiores fundos de investimentos globais focados na indústria da cannabis.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Tarso Araújo - é diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides - BRCann. Como jornalista e documentarista, produziu conteúdo sobre políticas de drogas e cannabis por mais de uma década. Em 2014, criou campanhas de comunicação e documentários sobre cannabis medicinal, entre eles o longa-metragem “Ilegal - A Vida Não Espera”.

Thereza Denes - Farmacêutica com habilitação em Indústria pela UFPR é pós-graduada em Acupuntura. Começou sua carreira profissional em 2001 como farmacêutica em manipulação humana e atuou na consultoria técnica para farmácias de manipulação. Desde 2009 trabalha na primeira farmácia de manipulação veterinária do país (DrogaVET), como gestora de pesquisa, desenvolvimento e inovação de material técnico-científico e produtos da linha veterinária.

Dr. José Almeida - Médico e mestrando em Comportamento do Consumidor, tem 25 anos de experiência na indústria farmacêutica, tanto nas áreas médicas quanto em áreas de marketing. Atualmente é CEO da NuNature Labs, empresa de canabidiol verticalmente integrada, que consiste em uma fazenda de cânhamo industrial orgânica e laboratório de pesquisa.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Primeira Frente Parlamentar do país - Formada por 21 deputados de treze partidos, a frente parlamentar em defesa da cannabis medicinal e do cânhamo industrial, da Alesp, coordenada pelo deputado Sérgio Victor (Novo), pretende ampliar a discussão, o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o estado referentes à regulamentação da cannabis e do cânhamo, combater o preconceito e democratizar o uso de medicamentos à base de cannabis por meio do SUS.  Bruno Pegoraro, do Instituto de Pesquisas Sociais e Econômicas da Cannabis – Ipsec, é o secretário executivo da Frente.

A frente já recebeu entidades representativas ligadas ao uso medicinal (23/11), do ponto de vista dos pacientes (08/02) e sobre o cultivo (16/03). As próximas audiências, a partir de maio, irão abordar os aspectos jurídicos, tecnologia e inovação e a indústria do cânhamo. 

SERVIÇO

TEMA:  Indústria de Canabinoides

QUANDO: quarta-feira, 13/04

HORÁRIO: 19h às 21h

ONDE: Assembleia Legislativa de São Paulo - Alesp, Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Auditório José Bonifácio

LINK PARA INSCRIÇÃO: no Sympla - https://bit.ly/audienciaindustria

TRANSMISSÃO: Link TV ALESP no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCYnRWbd-tDDYf9zgCUlwxFw