Estudo mostra que a Cannabis fornece alívio para 9 entre 10 pacientes com enxaqueca

O estudo constatou que 94% dos participantes relataram alívio dos sintomas dentro de duas horas após a inalação de maconha

Publicada em 04/08/2020

capa

Traduzido do site High Times

Um estudo de pesquisadores da Universidade do Novo México constatou que mais de nove em cada dez pacientes com enxaqueca relataram que a maconha inalada proporcionava alívio para seus sintomas. Um relatório sobre a pesquisa, intitulado "Efeitos aliviadores da flor de maconha na enxaqueca e na dor de cabeça", foi publicado este mês no Journal of Integrative Medicine.

Para conduzir o estudo, os pesquisadores acompanharam os efeitos da Cannabis à base de plantas inalada nos sintomas experimentados por 699 pacientes com enxaqueca durante um período de 32 meses. 

Os participantes administraram a maconha em casa e relataram seu uso e seus efeitos nos sintomas por meio do aplicativo de smartphone Releaf. A intensidade da dor relacionada à enxaqueca ou dor de cabeça foi medida em uma escala de zero a dez antes e imediatamente após o consumo de Cannabis.

"De acordo com os resultados atuais, a flor da Cannabis parece ser eficaz na redução da intensidade da dor relacionada à dor de cabeça e à enxaqueca para a maioria das pessoas que optam por usá-la", escreveram os autores do estudo.

"Parece possível que o uso de flor de Cannabis, combinado com outras modificações comportamentais, possa oferecer a alguns pacientes um regime de tratamento natural, mais seguro e mais eficaz, em comparação ao uso de alguns medicamentos convencionais," eles acrescentaram.

O estudo constatou que 94% dos participantes relataram alívio dos sintomas dentro de duas horas após a inalação de maconha. Em média, os participantes do estudo tiveram uma redução de 3,3 pontos na escala de dez pontos. 

Verificou-se que variedades de Cannabis com um teor de THC igual ou superior a 10% são mais eficazes no alívio dos sintomas da enxaqueca. Os homens tenderam a obter maior alívio do que as mulheres, e os participantes mais jovens relataram maiores benefícios que os pacientes mais velhos.

“Esses resultados sugerem que a flor de Cannabis seca inteira pode ser um medicamento eficaz para o tratamento da dor relacionada à enxaqueca e à dor de cabeça, mas a eficácia difere de acordo com as características da planta da Cannabis, os métodos de combustão e a idade e gênero do paciente, ”Concluíram os pesquisadores.

Pesquisa revela mais evidências do efeito da comitiva

O pesquisador Jegason Diviant, que trabalhou no estudo da enxaqueca e em outro que usou o aplicativo Releaf para rastrear o efeito da Cannabis na depressão, relatou que muitos pacientes estão obtendo melhores resultados com a flor inteira da Cannabis do que aqueles relatados com formulações refinadas de canabinoides. As descobertas dão mais credibilidade ao efeito da comitiva amplamente associado ao uso de Cannabis.

"Estamos vendo evidências muito encorajadoras de que a maconha pode ser segura e eficaz no tratamento da depressão e da dor crônica", disse Diviant .  “Isolados de fitocanabinoides, como THC ou CBD, são opções de tratamento menos eficazes que os produtos de Cannabis de espectro total. No entanto, não é suficiente simplesmente educar o público que a Cannabis de todo o espectro é superior aos isolados derivados de Cannabis. Existem milhares de cepas de maconha e todas elas têm um perfil único de fitocanabinoides e terpenos. ”

O pesquisador observou a ampla gama de efeitos que diferentes variedades de maconha podem proporcionar e instou uma mudança na política federal de Cannabis para estimular mais estudos.

"Eu prevejo que vamos identificar quimiotipos específicos que são ótimos para o tratamento de vários distúrbios de saúde mental e física, bem como quimiotipos que podem ser contraindicados para esses distúrbios", acrescentou Diviant. "Esta pesquisa é crítica e essencial para a saúde pública e, para realizarmos adequadamente essa pesquisa vital, a classificação do Cronograma I. deve ser levantada".