Filme sobre a Cannabis no Uruguai é destaque na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Bruna Piantino é fotógrafa, escritora e documentarista e iniciou sua carreira em 2009, com o curta "448" (Foto: Reprodução/Dom Total/Facebook)

Por Sechat Conteúdo

Até o dia 4 de novembro ocorre a tradicionalíssima Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Este ano, por conta da pandemia, o evento será exibido majoritariamente de forma on-line. Ao todo, serão 198 filmes e documentários de 71 países, que serão transmitidos pelas plataformas Mostra Play, Sesc Digital e Spcine Play e em dois cinemas ao ar livre, o Belas Artes Drive-in e o CineSesc Drive-in.

>>> Sechat confirma para 2021 o maior evento sobre Cannabis Medicinal no Brasil

A Mostra é dividida em cinco seções: Apresentação Especial, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Mostra Brasil – Competição e Perspectiva Internacional. 

Entre os filmes exibidos está Xeque-mate, da diretora mineira Bruna Piantino. Resultado de uma viagem da cineasta a Montevidéu, no ano passado, o documentário aborda a complexa legislação da Cannabis no Uruguai.

O documentário expõe um panorama sociopolítico em relação às mudanças sociais que ocorreram no Uruguai desde a legalização da cannabis, levando em conta cenários culturais, políticos, econômicos, medicinais e industriais. Ele conta, também, com entrevistas com advogados, farmacêuticos, médicos, entre outros profissionais das mais diversas áreas. O título do filme foi criado a partir da analogia do jogo de xadrez com a complexidade do mundo das drogas no país e o jogo de poder que ocorre em torno dela.

O filme está concorrendo na categoria “Novos Diretores” e pode ser visto na plataforma do evento, a Mostra Play, por um preço simbólico de R$6. 

>>> Empresa francesa cria máscaras de cânhamo contra a Covid-19

Além disso, nesta sexta-feira (30), a programação da Mostra irá realizar um debate com Bruna Piantino, que terá como tema “A maconha e seu uso medicinal”. Junto a ela, participarão também o diretor e produtora de La Planta, Beto Brant e Yael Steiner, além da médica Caroline Nocetti e a jornalista Ana Paula Sousa. Para assistir ao debate, basta acessar o canal do Youtube da Mostra.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese