Congresso dos EUA ajudará a promover comércio da cannabis

A Câmara dos Deputados estadunidense aprovou um projeto de lei que protegerá os bancos que atendem às empresas de cannabis

Publicada em 03/10/2019

capa
Compartilhe:

A Lei Bancária de Execução Segura e Segura (SAFE), patrocinada pelo deputado Ed Perlmutter (D-CO), recebeu um apoio bipartidário impressionante. O projeto ganhou quase votos unânimes dos democratas, juntamente com cerca de metade dos republicanos. 

Em meio a uma crescente aceitação pública da reforma da maconha por parte de muitos políticos de alto nível, esse é um sinal claro de que a proibição está chegando ao fim e o motor econômico da indústria da maconha está atraindo o respeito que merece do setor bancário e dos políticos . A votação foi amplamente aprovada, mas a contagem final de 321-103 excedeu muitas expectativas.

Embora não seja uma votação para acabar com a proibição federal, a legislação bancária representa um primeiro passo positivo em direção à legalização federal e a reformas mais amplas. O que é menos claro é como o projeto será apresentado no Senado controlado pelos republicanos, que recebeu oficialmente a Lei Bancária Segura da Câmara na sexta-feira, mas a natureza amplamente bipartidária da votação pode ajudar a impulsioná-la na outra câmara.

O presidente do Comitê Bancário do Senado, Mike Crapo (R-ID), disse que deseja votar na legislação bancária de cannabis até o final do ano, o que é uma evolução de suas críticas anteriores ao avanço dessa reforma enquanto a cannabis permanece ilegalmente federal. 

"O fato de ter quase 100% dos Dems e quase 50% dos republicanos demonstra como a reforma da maconha chegou", disse Michael Liszewski, consultor de assuntos regulatórios da 4Front Ventures, ao Marijuana Moment .

Os investimentos da UE e dos EUA são o verdadeiro motor das relações transatlânticas, contribuindo para o crescimento e o emprego nos dois lados do Atlântico. Estima-se que um terço do comércio do outro lado do Atlântico consista efetivamente em transferências entre empresas. Portanto, ter dinheiro legal no banco é essencial para uma empresa que opera legalmente de olho no comércio internacional.

As economias da UE e dos EUA juntas representam metade do PIB mundial e quase um terço dos fluxos comerciais mundiais. Enquanto os EUA estão abrindo caminho para a indústria da cannabis, a Europa está definida como o mercado de cannabis de maior valor no mundo. Dadas as condições certas, o comércio florescerá.

É positivo ver que, em nível federal, as empresas americanas estão obtendo a validade que merecem participar do crescente comércio internacional de cannabis. Lenta mas seguramente, as barreiras estão desmoronando. 

Fonte: Cannabis Europa