Laboratório público fornecerá medicamento à base de cannabis medicinal para pacientes no Amapá

A parceria entre a IQUEGO e a Golden BRZ promete trazer avanços inovadores para a área da saúde e oferecer soluções terapêuticas inovadoras no Brasil.

Publicada em 29/09/2023

capa

Por Leandro Maia com informações do Diário da Manhã

A Indústria Química do Estado de Goiás (IQUEGO) se tornou o primeiro Laboratório Público do Brasil a fornecer medicamentos à base de cannabis medicinal após paciente conseguir direito ao acesso por meio judicial. Em um acordo pioneiro de transferência de tecnologia com a empresa Golden BRZ, firmado em março de 2023, a IQUEGO se preparou para produzir esses medicamentos que agora estão chegando a quem mais precisa através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Jimmy Fardin

Jimmy Fardin, médico prescritor de cannabis e colunista do Portal Sechat, ressalta a urgência da regulamentação da medicina canabinoide no Brasil e destaca a importância do fornecimento de derivados da planta por meio de um laboratório público.

"É com satisfação que leio a notícia de que em mais um estado a cannabis será fornecida pelo SUS. Um laboratório público nacional é uma grande conquista, principalmente para pacientes em situação desfavorável, que não têm condições de importar o medicamento ou comprar a preços exorbitantes nas farmácias. Ainda há muitos degraus nessa escada a serem conquistados. A regulamentação da cannabis é uma urgência, pois muitas famílias não têm o tempo que a Justiça leva em suas decisões. A ciência já apresenta evidência para mais de 10 patologias com benefícios por meio da utilização dos fitocomplexos. A grande questão é capacitar os médicos a saberem prescrever e acompanhar esses pacientes, pois a terapia canabinoide vai além da prescrição", destacou.

A IQUEGO é uma estatal cujo principal acionista é o Governo de Goiás. A empresa atua na produção e comercialização de medicamentos e produtos de saúde para atender às demandas do Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais.

Este avanço inovador tornou-se realidade graças a uma Sentença Judicial, emitida em resposta ao requerimento do Fundo Estadual de Saúde do Amapá. O paciente, diagnosticado com malformação do sistema nervoso central e epilepsia de difícil controle, agora iniciará seu tratamento com Canabidiol, um medicamento à base de cannabis, fornecido pela IQUEGO.

"Mais um grande passo foi dado! Este é um momento histórico e de extrema importância para a Saúde Pública de todo o País. Estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de pacientes e seus familiares, fornecendo alternativas terapêuticas à base de Cannabis Medicinal, seguras e respaldadas cientificamente", afirmou o Presidente da IQUEGO, José Carlos.

A parceria entre a IQUEGO e a Golden BRZ promete trazer avanços inovadores para a área da saúde e oferecer soluções terapêuticas inovadoras no Brasil.

Inscrições abertas para o curso imersivo da Sechat Academy para dentistas