Mais dois produtos de cannabis são autorizados pela Anvisa

A novidade é que pela primeira vez os laboratórios Hearst, uma conhecida empresa nacional formada pela união de 16 farmacêuticas menores, passará a fazer parte do rol dos fabricantes de produtos à base de cannabis

Publicada em 06/12/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

Publicado no Diário Oficial da União no último dia 5 de dezembro, segunda-feira, os extratos de cannabis sativa dos laboratórios Hearst e Aura Pharma, passam a integrar a lista dos produtos derivados da planta que podem ser comercializados em farmácias do país.  

A Aura Pharma, que já tem um produto derivado de cannabis autorizado, o canabidiol com concentração de 50 mg/mL, passa a produzir o seu extrato de cannabis sativa de 200 mg/mL, ficando com dois produtos disponíveis para distribuição no varejo. 

Mas a novidade ficou por conta dos laboratórios Hearst, que pela primeira vez integrarão o grupo de empresas que podem fabricar e comercializar os derivados da planta no Brasil. O produto autorizado foi o Canabidiol Hearst 200 mg/mL.

Laboratórios Hearst do Brasil

A empresa é resultante da união de aproximadamente 16 pequenas indústrias farmacêuticas sediadas no antigo Estado da Guanabara e no Estado do Rio de Janeiro. 

A primeira marca adquirida foi a Eugenol S.A, em 1915 no município de Campos dos Goytacazes, conhecida pela qualidade de seus produtos. Desse modo, outras empresas como Zagari, Simofarma, Química Ingá, Borsa, Neurosedol, dentre outras, se juntaram ao grupo Hearst, hoje detentor de licenças e equipamentos desse conglomerado de indústrias farmacêuticas.

“É um orgulho exibir nossos maquinários e equipamentos adquiridos ao longo do tempo como forma de incentivar e demonstrar a luta árdua que enfrentamos para alcançar a condição de industriários que temos hoje”, destaca a empresa em seu site oficial. 

Baixa concentração de THC (< 0,2 %) 

Ambos os produtos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentam concentração de Tetrahidrocanabinol (THC), composto psicoativo da cannabis, menor que 0,2%, contudo o produto da Hearst se enquadra como canabidiol enquanto o produto da Aura Pharma como extrato de cannabis sativa. 

Os produtos serão comercializados em frascos e na forma de óleo, sendo o da Hearst de 30 mL com uma composição total de 6000 mg de canabinoides e o da Aura Pharma de 10 mL, isto é, 2000 mg totais dos derivados da planta. Ou 200 mg por mL cada. 

Com os dois novos medicamentos, a Anvisa chega a 25 produtos derivados de cannabis em sua lista com base na RDC n° 327/2019, sendo 10 à base de extratos de Cannabis sativa e 15 de canabidiol.

Os produtos de Cannabis aprovados pela Anvisa até o momento são:

– Canabidiol Ease Labs 100 mg/mL;

– Canabidiol Prati-Donaduzzi (20 mg/mL; 50 mg/mL e 200 mg/mL);

– Canabidiol NuNature (17,18 mg/mL);

– Canabidiol NuNature (34,36 mg/mL);

– Canabidiol Farmanguinhos (200 mg/mL);

– Canabidiol Verdemed (50 mg/mL); 

– Extrato de Cannabis sativa Promediol (200 mg/mL);

– Extrato de Cannabis sativa Zion Medpharma (200 mg/mL); 

– Canabidiol Verdemed (23,75 mg/mL); 

– Extrato de Cannabis sativa Cann10 Pharma (200 mg/mL); 

– Extrato de Cannabis sativa Greencare (79,14 mg/mL);

– Extrato de Cannabis sativa Ease Labs (79,14 mg/mL);

– Canabidiol Belcher (150 mg/mL);

– Extrato de Cannabis sativa Aura Pharma (50 mg/mL);

– Extrato de Cannabis sativa Aura Pharma (200mg/mL);

– Canabidiol Greencare (23,75 mg/mL);

– Canabidiol Active Pharmaceutica (20 mg/mL);

– Extrato de Cannabis sativa Greencare (160,32 mg/mL);

– Extrato de Cannabis sativa Mantecorp Farmasa (160,32 mg/mL);

– Extrato de Cannabis sativa Mantecorp Farmasa (79,14 mg/mL);

– Canabidiol Promediol (200 mg/mL);

– Canabidiol Collect (20 mg/mL);

– Canabidiol Hearst (200mg/mL);

– Canabidiol Mantecorp Farmasa (23,75 mg/mL); e

– Extrato de Cannabis sativa Cannabr (10 mg/mL).