NEEM busca apoio para ampliação de nova sede no Complexo do Alemão
O Núcleo de Estimulação Estrela de Maria atende mais de 350 famílias que cuidam de crianças diagnosticadas com transtornos neurológicos e síndromes raras utilizando cannabis
Publicada em 01/03/2023
Por Redação Sechat
Criado pela ativista Rafaela França, o Núcleo de Estimulação Estrela de Maria (NEEM) acaba de conseguir uma nova sede para acolher com maior capacidade e dignidade, seus pacientes. Contudo, a ONG precisa ainda mais de mãos e corações para seguir apoiando as famílias atípicas do Complexo do Alemão (RJ).
O grupo de apoio está fazendo uma “vaquinha” online para arrecadar fundos para mobiliar a nova sede da instituição, localizada no loteamento da Castrol, dentro da comunidade.
“Conseguimos, com ajuda de parceiros, alugar uma casa com três quartos, dois banheiros, cozinha, sala, varanda e pequeno quintal”, destaca Rafaela.
Por que apoiar o NEEM?
Abrangendo mais de 44 favelas no Rio de Janeiro, o núcleo atende mais de 350 famílias. “Somos centenas de mães que cuidam de filhos e filhas diagnosticados com transtornos neurológicos e síndromes raras usando medicamentos à base de cannabis dentro do maior complexo de favelas carioca”, afirma Rafaela que continua:
“Agora, conseguimos conquistar nossa sede própria e precisamos equipá-la para que mais famílias possam ser atendidas e recebam, de forma gratuita, seu tratamento com medicamentos de cannabis e todo o suporte que oferecemos para a comunidade”.
A casa, localizada dentro da comunidade, possui três quartos, sala, dois banheiros, uma varanda, quintal e cozinha. O espaço está vazio e precisa ser equipado para a seguinte configuração:
- Sala para atividades terapêuticas das crianças atípicas;
- Sala de acolhimento das famílias/escritório;
- Cozinha para produção de refeições;
- Banheiros preparados para cuidados gerais das crianças e colaboradores;
- Varanda para eventos na comunidade e geração de renda do NEEM;
- Sala para cursos de geração de renda para as mães atípicas e comunidade em geral.
O NEEM presta um serviço social à comunidade e tenta, muito humildemente, atuar em territórios nos quais o Estado não tem presença. A saúde das crianças atípicas e a qualidade de vida das suas famílias é uma questão coletiva e precisa ser construída a partir de muitas mãos.
Por isso, todo apoio para seguir é fundamental e qualquer pessoa também pode contribuir com a causa que, talvez, nem seja a sua, mas contribui para um mundo mais justo e honesto, com lugares de equidade e direito ao acesso para todos.
Para saber mais informações sobre o NEEM ou fazer sua contribuição para o projeto, acesse o link da vaquinha: