Netflix: Como mudar sua mente (2022)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Imagem: Pexel/cottonbro)

Por Sofia Missiato

O artigo que se tornou um livro, “Como mudar sua mente” (2019), publicado no The New Yorker, agora também está disponível nas telas. Uma série exclusiva da Netflix, teve sua estreia este mês de julho e foi distribuída em quatro partes. Como mudar sua mente é uma produção de Alison Ellwood e Lucy Walker com roteiro de Alex Gibney, baseado no artigo do jornalista Michael Pollan.

Um olhar pensativo e abrangente sobre a terapia psicodélica, os idealizadores do projeto audiovisual demonstram na série a difícil trajetória dos psicotrópicos na sociedade moderna, especialmente nos Estados Unidos. Depois da era hippie impulsionada pela década de 60 e seus anos seguintes, as drogas voltaram a ser colocadas em pauta somente nos anos 2000, agora com outra perspectiva, a de reparação histórica. É o que o documentário Como mudar sua mente tenta defender.

Com as drogas sendo perseguidas ou não, a saúde mental nunca saiu de cena e, em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofrem com depressão, esta que é a principal causa de incapacitação da humanidade e contribui significativamente para a carga global de doenças.

(Imagem: Divulgação)

O uso de substâncias não farmacológicas sempre foi demonizado pela cultura e pelos governos do Ocidente, entretanto, a comprovação científica na melhora de quadros clínicos está sendo realizada nos pacientes em diversos lugares. Essas investigações contemplam o uso de alucinógenos como a psilocibina para o tratamento de doenças como ansiedade, depressão e até câncer.

Os produtores tiveram o cuidado para tratar a experiência psicodélica de uma maneira sofisticada, sem tropeçar no território ativista. A estrutura audiovisual também aproxima pessoas que não estão familiarizadas com o tema e busca uma compreensão histórica profunda sobre as drogas.

Assim como no debate sobre o uso medicinal da maconha, o papel dos psicodélicos nos problemas de saúde mental é muito debatido na ciência médica. O mérito da minissérie está, justamente, em mudar a perspectiva dos leitores sobre os psicodélicos, deixando claro que é necessário mais esforço científico para seu estudo e compreensão e não banalizar o tema como já foi feito há 70 anos.

Assista o trailer aqui: 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese