Portland, nos EUA, aprova concessões de impostos sobre maconha para fins sociais

São US$ 631 mil que serão usados para auxiliar pessoas que enfrentaram acusações criminais relacionadas à maconha antes da legalização da maconha recreativa

Publicada em 24/10/2019

capa
Compartilhe:

O conselho da cidade de Portland, localizada no estado de Oregon/Estados Unidos, aprovou mais de US $ 631.000 em subsídios na quarta-feira para o Programa de Subsídio de Equidade Social de Cannabis Social da cidade em 2019.

O dinheiro visa ajudar grupos de pessoas que enfrentaram acusações criminais relacionadas à maconha antes da legalização da maconha recreativa.

"Muitos estudos mostraram que adultos de todas as raças usam maconha a taxas semelhantes", disse Jeanette Ward Horton, do New Leaf Project, ao conselho da cidade de Portland na quarta-feira. "No entanto, podemos ver nos próximos dois slides, as taxas de detenção e, depois, as taxas de condenação no estado de Oregon. Você pode ver a segmentação desproporcional primeiro das comunidades afro-americanas. Segundo, comunidades nativas americanas".

Uma auditoria realizada pela cidade de Portland, realizada em maio, mostrou que 79% da receita tributária do primeiro ano de cannabis foi destinada ao financiamento de transporte e aplicação da lei.

O decreto aprovado pelos eleitores que instituiu o imposto sobre a maconha em Portland não especificou exatamente como os fundos deveriam ser usados.

A concessão de impostos sobre a cannabis agora está sendo administrada diretamente pelo Programa de Cannabis da cidade .

"Tivemos apenas uma série de conversas comunitárias para descobrir em que Portlanders queremos gastar esse dinheiro", disse Kimie Ueoka, coordenadora de políticas do programa de cannabis.

"Você já tem centenas de portadores de Portland que se beneficiam diretamente desse financiamento tributário", disse Brandon Goldner, supervisor do programa de maconha. "Quer se trate de pessoas obtendo desenvolvimento da força de trabalho, ajudando a obter educação no campo da construção ou sejam pessoas que estão ajudando - obtendo ajuda para limpar seus registros e eliminar seus registros".

Charles Manigo, do Centro de Industrialização de Oportunidades de Portland, testemunhou que as doações no ano passado ajudaram dezenas de pessoas a limpar seus registros de direção ou obter treinamento profissional através da POIC.

"Com essa concessão de cannabis, fomos capazes de ajudar sete de nossos pais a obter carteira de motorista. Porque essa é uma enorme barreira e um enorme obstáculo que enfrentamos. Se nossos pais não têm carteira de motorista, eles podem estar fora listas de trabalho mais longas do que as pessoas que possuem carteira de motorista ", afirma Manigo.

Fonte: Katu