Ação e humor canábico: filme que tem a maconha como tema central é lançado no último domingo (18) em importante plataforma de streaming

Apontada como o primeiro stoner movie brasileiro, a produção independente é tratada pelos seus produtores como antiproibicionista, pró legalização e a favor do auto cultivo

Publicada em 21/02/2024

capa
Compartilhe:

Considerado o primeiro Stoner Movie brasileiro - sub gênero de comédia que tem a cannabis como tema principal -, a produção “O Mestre da Fumaça", agora, está presente nas telas da Netflix!Lançada na plataforma no último domingo (18) a obra, escrita, produzida e dirigida por André Sigwalt e Augusto Soares, é uma comédia canábica e ao mesmo tempo um filme de ação com ênfase no Kung Fu, inspirado no cinema dos anos 60.

Com indicação para maiores de 18 anos, a produção de 2022, tem como protagonista os atores Daniel Rocha (Avenida Brasil, Império) e o chines Tony Lee (Os Parças, Made In China). Por conta desta mescla de nacionalidades, que continua entre o restante do elenco, o filme apresenta falas em português (60%), Chinês (30%) e inglês (10%). Ao todo, 82 baseados cenográficos ou cachimbos são fumados durante o filme.

O-Mestre-da-Fumaca-filme-brasileiro-netflix-02-1536x1023.jpg
Foto: Divulgação

Durante entrevista ao canal de Youtube GeekPop News, André, falou sobre a inserção da maconha na produção: “Diferente dos Stoner da década de 70 a 90, o nosso filme não tem o maconheiro como um ‘zero à esquerda’. O humor da obra vem por meio do enredo, desta forma conseguimos corroborar com a ideia de não olhar para a cannabis de maneira pejorativa ou negativa. Tentamos naturalizar o uso da planta”. 

Além disso, os diretores ainda afirmaram a posição antiproibicionista, pró legalização e a favor do autocultivo do filme. “O autocultivo é uma das formas de coibir o tráfico de drogas. Durante o enredo é mostrado, além da evolução do personagem enquanto ele treina o estilo da fumaça, os processos de crescimento da planta, como plantio, colheita e secagem”.   

Sinopse 

Em 1949, após se negar a treinar os discípulos da máfia chinesa, a organização lança a maldição da Vingança das 3 Gerações ao famoso Mestre da Fumaça. Antes de morrer, o mestre descobre que suas duas próximas gerações precisam lutar contra a maldição. Assim, os irmãos, Gabriel e Daniel, netos do mestre da fumaça, precisam aprender o estilo da fumaça, uma arte marcial canábica ancestral, considerada controversa. 

Em meio a uma briga entre a máfia e os alunos do mestre Abel, último mestre da fumaça, o irmão mais velho, Daniel, é hospitalizado. Assim, começa a trajetória de Gabriel - que nem sabia da maldição imposta sobre a sua família - para convencer o último mestre a ensinar o estilo da fumaça, única forma de acabar com a Vingança das 3 Gerações.   

Premiações

Vencedor do prêmio do público de melhor filme brasileiro da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo; ganhador do 7º Rio Fantastik Festival nas categorias prêmio do júri de melhor direção e prêmio do público de melhor filme; vencedor do Golden Ganja Awards de melhor filme no Amazing Stoner Movie Fest, na Tailândia; prêmio de melhor filme internacional no 23º Festival Internacional de Cinema Independente de Washington e outros.