Anvisa aprova novo produto farmacêutico à base de cannabis no Brasil
Extrato da empresa Endogen amplia o portfólio de opções para tratamentos medicinais e já possui autorização sanitária para ser comercializado
Publicada em 03/10/2025

A decisão oficializa a permissão para a empresa Endogen comercializar o seu Extrato de Cannabis Sativa. Imagem Ilustrativa: Canva Pro
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu uma nova autorização sanitária para um produto à base de Cannabis no mercado brasileiro. A decisão oficializa a permissão para a empresa Endogen comercializar o seu Extrato de Cannabis Sativa.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União através da Resolução-RE Nº 3.450, de 5 de setembro de 2025. O extrato autorizado possui concentração de 133,33 mg/mL e enquadra-se nas diretrizes da RDC 327/2019, que regulamenta a comercialização de produtos do gênero para fins medicinais.
A autorização é específica para a fórmula com teor de tetrahidrocanabinol (THC) inferior a 0,2%. O produto será apresentado em frasco de 30 ml, acompanhado de uma seringa dosadora para facilitar a administração.
Ampliação das opções terapêuticas
Em comunicado, a Endogen informou que cada frasco contém 3.000 mg de canabidiol (CBD) e quase 4.000 mg de extrato com canabidiol dominante. A aprovação deste produto à base de Cannabis é um passo importante para a medicina.
Com a liberação, o portfólio de medicamentos disponíveis sob a RDC 327 é ampliado. Isso oferece mais uma opção terapêutica segura para prescrição médica no tratamento de diversas patologias, reforçando a relevância do uso de canabinoides.