Canadá aprova Epidiolex para controle de doenças neurológicas
O medicamento será aplicado como terapia adjuvante no tratamento de convulsões associadas à três síndromes raras em pacientes a partir dos 2 anos de idade
Publicada em 11/12/2023

Por El Planteo
A Health Canada aprovou o uso de Epidiolex, uma solução oral à base de canabidiol (CBD) da Jazz Pharmaceuticals, como terapia adjuvante no tratamento de convulsões associadas à síndrome de Lennox-Gastaut (LGS), síndrome de Dravet ou complexo de esclerose tuberosa em pacientes a partir dos 2 anos de idade.

A regulação da Health Canada, foi baseada nos resultados de cinco ensaios clínicos de Fase 3, duplo-cegos, randomizados e controlados por placebo, com um total de 939 pacientes inscritos portadores de uma das três doenças selecionadas. Isto o torna um dos maiores programas globais de ensaios clínicos até o momento em síndromes epilépticas refratárias raras.
“A aprovação do Epidiolex é um desenvolvimento importante para pessoas que sofrem de epilepsias raras específicas, suas famílias e médicos em todo o Canadá, pois oferece uma nova opção de tratamento para aqueles que sofrem com estas doenças”, disse Paul Petrelli, CEO da Jazz Farmacêutica Canadá.
“Esta decisão confirma o potencial dos medicamentos à base de canabinoides para quem vive com epilepsia. Também reafirma o compromisso da Jazz em introduzir novas opções terapêuticas para canadenses que sofrem de doenças neurológicas raras e debilitantes”, completa Petrelli.
Epidiolex contém CBD, um composto vegetal natural e componente chave derivado da planta cannabis. A solução oral de canabidiol é aprovada nos EUA pela Food and Drug Administration (FDA) e na Europa para o tratamento de formas graves de epilepsia em pacientes a partir de um ano de idade.
