Cannabis medicinal e logística especializada: os bastidores do trabalho da Courier Brasil Express

Conheça a Courier Brasil Express, empresa brasileira especializada na logística de produtos à base de cannabis medicinal, que vem agilizando o acesso de pacientes aos tratamentos com cuidado, eficiência e empatia

Publicada em 21/05/2025

Cannabis medicinal e logística especializada: os bastidores do trabalho da Courier Brasil Express

A Courier Brasil Express estará presente no Medical Cannabis Fair | Imagem: DIvulgação

No universo da cannabis medicinal, onde cada gota de óleo pode representar alívio, qualidade de vida e dignidade para milhares de pacientes brasileiros, há uma engrenagem silenciosa e essencial que faz tudo acontecer: a logística. E é exatamente nessa etapa, muitas vezes invisível, mas absolutamente vital, que a Courier Brasil Express se destaca. 

Ela estará presente no 4º Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal e marcará presença na Medical Cannabis Fair 2025. Os eventos começam nesta quinta (22) e seguem até sábado (24), na Expo Center Norte em São Paulo/SP e reune profissionais, empresários e simpatizantes do setor canábico.  


Com sede em São Paulo e atuação em todo o território nacional, a Courier Brasil Express é uma empresa brasileira especializada na importação e entrega de produtos à base de cannabis, como o canabidiol (CBD), cumprindo rigorosamente todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mais do que um serviço de transporte, a Courier tem sido ponte entre esperança e acesso, conectando marcas, prescrições e, principalmente, pessoas.


“Estamos falando de medicamentos que mudam vidas. O consumo cresceu bastante: só no início de 2025, tivemos um aumento de 18% em relação ao ano passado”, explica Fernanda Vanzeli, gestora comercial da Courier Brasil Express que esteve no episódio #36 do Deusa Cast. “As pessoas estão mais abertas a esse tratamento, e isso tem impulsionado não só a demanda, mas também a agilidade nos trâmites, inclusive da própria Anvisa, que hoje libera as importações entre quatro e cinco dias após a solicitação”, conta.


Segundo Fernanda, esse ritmo mais ágil tem permitido entregas em até dois dias, dependendo da localização do paciente. “Estamos trabalhando para otimizar ainda mais esse tipo de entrega. Temos embarques diários, especialmente com os Estados Unidos, que seguem sendo o principal exportador desses produtos para o Brasil”, pontua a gestora.


Mas nem tudo é simples quando se trata de transportar cannabis entre fronteiras. “A maior dificuldade, hoje, está nas regulamentações dos próprios países exportadores. Embora a cannabis já esteja liberada, muitas vezes ainda não há uma normatização clara para tirar o produto de lá. A Colômbia, por exemplo, é um país mais burocrático nesse processo, mas conseguimos realizar as operações via modalidade courier, respeitando as exigências locais”, ressalta.


Além da atuação direta com pacientes, a Courier também presta serviços para empresas e representantes de marcas no Brasil, facilitando o fluxo logístico para que o produto chegue completo ao destino. “Quando o paciente compra, ele já adquire tudo de uma vez. Isso otimiza o processo, evita desgastes e proporciona uma experiência mais fluida para quem já está passando por um tratamento delicado”, explica Fernanda.


Apesar dos avanços, os desafios persistem. “Não é qualquer companhia aérea que aceita transportar esse tipo de carga. Foi com muita argumentação, documentação e persistência que conseguimos quebrar algumas dessas barreiras. Hoje, tenho uma frequência boa com os EUA, mas para outros países o caminho ainda é mais complexo, e o frete, mais caro".


A Courier Brasil Express segue, então, nesse esforço diário de tornar acessível o que já deveria ser direito básico: o acesso seguro e eficiente a um tratamento que transforma realidades. E, nesse caminho, cada caixa transportada carrega não apenas um produto, mas uma promessa, de cuidado, de bem-estar e de futuro.