Conheça as fake news que confundem a população no combate ao Covid-19
Informações falsas dizem que chá, uísque, água e Cannabis previnem contra o Covid-19.
Publicada em 26/03/2020

Com a democratização da informação, ficou ainda mais importante checar de onde partem a notícias. Elas podem ser falsas. Neste caso, funcionam como um desserviço, principalmente durante um surto mundial de Covid-19, onde todos precisam tomar as medidas certas para não ficarem doentes.
Pensando nisso, separamos algumas notícias falsas que viralizaram na internet e pedimos para o médico Pedro Pierro analisá-las. Abaixo a lista de fake news, que circularam pela internet nas últimas semanas:
- A Cannabis deixa as pessoas imunes ao coronavírus
PP: "Cannabis não previne contaminação por coronavírus. Não tem nenhum trabalho publicado sobre isso." - Vitamina C previne o coronavírus.
PP: "Vitamina C é muito bom para resfriado comum, mas não para tratamento de gripe." - Álcool é a única forma de higienizar as mãos.
PP: "Água e sabão é muito eficiente." - SARS-Cov-2 sobrevive em objetos que você, ou parentes e amigos, possam ter comprado da China.
PP: "O coronavirus pode durar em algumas superfícies até 9 dias. Sabe-se que em temperaturas muito frias, este tempo aumenta em até 28 dias, segundo alguns estudos. Mas isso ainda não está muito claro ainda." - Chá previne o corpo de contrair coronavírus.
PP: "Chá não previne." - Óleos e uísques imunizam o organismo do coronavírus.
PP: "Não previnem." - Máscara impede totalmente a infecção do vírus.
PP: "Máscara não previne totalmente. Os olhos ficam de fora. Se você passar a mão nos olhos, pode se contaminar. Além disso, uma máscara cirúrgica tem eficiência por 2 horas, a do tipo N95 resiste um pouco mais de tempo. O uso de máscara é mais indicado no paciente sintomático para evitar que esse contamine outras pessoas." - Cuba desenvolveu uma vacina contra o vírus.
PP: "Se desenvolveram, guardaram só para ela. Nesta quarta-feira (25) a ilha registrava 55 casos de coronavírus e 1 morte." - O vírus é fraco e não resiste ao calor.
PP: "O vírus em geral não gosta de calor. Temperaturas elevadas matam o vírus. Mas o verão não previne contra a contaminação, que acontece principalmente de pessoa para pessoa." - Cocaína mata o coronavírus.
PP: "Isso é totalmente falso." - Soro da imunidade previne o coronavírus.
"O soro ajuda a imunidade, mas pessoas saudáveis também contraem o Covid-19." - Tomar água de meia em meia hora mata o Covid-19.
PP: "Água não mata o vírus."