França estabelece autorização para uso de cannabis medicinal a partir de 2025

Decisão da Agência Nacional de Segurança de Medicamentos (ANSM) abre caminho para tratamentos terapêuticos inovadores no país.

Publicada em 10/04/2024

capa
Compartilhe:

A França caminha para autorizar tratamentos à base de cannabis medicinal a partir de 2025. A decisão foi anunciada pela Agência Nacional de Segurança de Medicamentos (ANSM). 

Segundo informações da agência de notícias portuguesa RTP, a ANSM está atualmente em processo de preparação para garantir a disponibilidade de medicamentos à base de cannabis até o próximo ano. Isso ocorre em conformidade com a legislação francesa de financiamento da Segurança Social para 2024, que prevê a legalização do uso terapêutico da cannabis medicinal até 1º de janeiro de 2025.

A decisão da ANSM segue o encerramento bem-sucedido de um ensaio clínico liderado pelo governo francês, que teve início em 2021 e envolveu mais de 3.000 pacientes em 275 unidades de saúde em todo o país. Durante o ensaio, a cannabis medicinal foi administrada principalmente em forma de óleo, ingerido oralmente ou inalado através de vaporizadores, em pacientes com uma variedade de condições médicas graves, como HIV, tumores e cefaleia.

Os resultados preliminares do ensaio destacaram relatos positivos sobre os efeitos da cannabis medicinal, especialmente em pacientes que não respondiam aos tratamentos convencionais ou que demonstravam aversão aos medicamentos existentes. Condições como dor neuropática, epilepsia resistente a medicamentos, sintomas oncológicos e patologias do sistema nervoso foram algumas das áreas em que a cannabis medicinal demonstrou promissoras possibilidades terapêuticas.