Investidores de cannabis buscam catalisadores regulatórios em 2025

O ano foi desafiador para o mercado de cannabis nos EUA, e as perspectivas de crescimento dependem de reformas regulatórias, segundo a ATB Capital Markets

Publicada em 20/12/2024

capa

Imagem: Canva Pro

2024 não foi gentil para os investidores de cannabis nos EUA. A reclassificação da Lista 3 não se concretizou, os fundamentos permaneceram estagnados e as avaliações atingiram mínimas históricas. A falta de novos estados, como a Florida, legalizando a cannabis também pesam para o setor.  

A empresa de mercado de capitais de serviço completo, ATB Capital Markets entende que o crescimento do setor deve continuar lento, devido à compressão de preços, apesar de volumes maiores. 

Apesar de as empresas terem se tornado mais eficientes, muitos cortes de custos já foram feitos, tornando difícil a expansão das margens. Nesse cenário desafiador, uma reavaliação depende de catalisadores regulatórios, como o reagendamento da cannabis ou a legalização da Pensilvânia, ambos possíveis para 2025. A administração atual pode introduzir mudanças como o SAFE Banking, influenciando drasticamente o sentimento do mercado.

 

Desafios e oportunidades para MSOs em 2025

 

Empresas multiespecializadas de cannabis (MSOs) podem buscar levantar capital, especialmente as de nível 2. No entanto, se as regulamentações e avaliações continuarem estagnadas, empresas alavancadas poderão ter dificuldades para refinanciar dívidas, com vendas de ativos sendo uma alternativa no segundo semestre de 2025 e 2026. Investidores devem focar em companhias com maior escala, diversificação e fluxo de caixa sólido. As empresas de nível 1, como a Green Thumb, permanecem como as melhores opções de investimento.

 

Tier 1s Permanecem subvalorizados

 

A ATB tem um previsão de mercado para o status quo projeta um crescimento anual composto (CAGR) de 4,6% entre 2024 e 2029, com o setor de cannabis legal alcançando US$ 38 bilhões em 2029. Apesar da falta de reforma regulatória de curto prazo, as empresas Tier 1 estão negociando a múltiplos EV/EBITDA de 4,4x, muito abaixo de nossas projeções de 8,3x para 2025. Essa discrepância é, em parte, devido à subestimação do potencial de crescimento a longo prazo da legalização da cannabis.

 

Sentimento do Investidor em 2024

 

A Pesquisa de Sentimento do Investidor de Cannabis ATB, realizada em outono de 2024, revelou um enfraquecimento do otimismo em relação às MSOs. Apenas 31,8% dos entrevistados estão mais otimistas em relação ao setor, em comparação com 83,3% na primavera de 2024. O reagendamento adiado para 2025 contribuiu para essa queda de confiança.

Investidores acreditam que há uma probabilidade de 62% de reescalonamento em 2025, com a maioria esperando que ocorra no primeiro semestre. Quanto à legalização da cannabis para uso adulto na Flórida, as expectativas diminuíram para 62%, abaixo dos 69% registrados anteriormente.

 

Principais Previsões da ATB para 2025

 

Catalisadores regulatórios: O reagendamento da cannabis provavelmente ocorrerá em 2025, impulsionando uma reclassificação positiva do setor. Catalisadores adicionais, como o SAFE Banking e a legalização da Pensilvânia, podem materializar-se.

Crescimento lento: Espera-se um crescimento médio de receita de 3,2% ao ano em 2025, com margens de EBITDA ajustado de 25,1%.

Refinanciamento: MSOs com vencimentos de dívida em 2026 buscarão refinanciamento, mas as empresas de nível 2 podem enfrentar dificuldades se as avaliações não melhorarem.