Limoneno: o terpeno cítrico com potencial terapêutico

Presente em frutas cítricas e em diversas variedades de cannabis, o limoneno é um terpeno com aroma marcante e potenciais efeitos terapêuticos que vão da ação ansiolítica à atividade anticancerígena

Publicada em 23/04/2025

Limoneno: o terpeno cítrico com potencial terapêutico

Limonemo cannabis. Imagem ilustrativa: Canva Pro

O limoneno é um terpeno amplamente conhecido por sua fragrância cítrica e refrescante, predominante no limão, mas também presente na laranja, lima e toranja. Encontrado nas cascas dessas frutas este é um dos terpenos mais abundantes na cannabis, ao lado do mirceno.

Este composto natural tem despertado o interesse da ciência por seus diversos usos terapêuticos em potencial, incluindo propriedades anti-inflamatórias, ansiolíticas, antibacterianas e até anticancerígenas.

Na indústria, o limoneno tem múltiplas aplicações: atua como herbicida orgânico, solvente para limpeza de máquinas e removedor de tinta.

Na medicina tradicional, o terpeno tem sido utilizado há séculos no tratamento de bronquite, azia e cálculos biliares. Já a medicina moderna investiga cada vez mais suas possibilidades terapêuticas, ao lado de outros terpenos como o cariofileno.

Ele também está presente em cosméticos, fragrâncias e cremes corporais. No entanto, em altas concentrações, pode causar irritação na pele e até desencadear dermatite de contato em pessoas sensíveis a terpenos, conforme apontado em um estudo publicado em 2014 na revista Contact Dermatitis.

Propriedades terapêuticas do limoneno


O limoneno é um dos terpenos mais estudados na cannabis e tem apresentado efeitos promissores sobre o sistema imunológico, além de potenciais ações antibacterianas, antimicrobianas, ansiolíticas e anticancerígenas.

Óleos essenciais com limoneno são amplamente utilizados no manejo da ansiedade e insônia. Um estudo de 2013, publicado na BMC Complementary and Alternative Medicine, avaliou os efeitos do terpeno em modelos animais com distúrbios de humor. Embora não tenham sido observados efeitos antidepressivos significativos, o limoneno demonstrou reduzir a ansiedade, possivelmente ao interagir com o sistema serotoninérgico do cérebro.

Um estudo de 2017, publicado no periódico Molecular Medicine Reports, indicou que o limoneno pode reduzir a inflamação e os danos aos órgãos em um modelo de colite ulcerativa. Tais efeitos se devem, em parte, às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias — confirmadas também por outros trabalhos, como um estudo de 2015 na revista Food and Chemical Toxicology.

As ações anti-inflamatórias e antioxidantes do limoneno também contribuem para seu efeito analgésico, como demonstrado em um estudo de 2017 publicado na revista Neuroscience, utilizando modelos animais.

Diversas pesquisas sugerem que o limoneno pode exercer efeitos anticancerígenos. Um estudo de 2018, publicado no OncoTargets and Therapy, demonstrou que o terpeno foi capaz de inibir o crescimento de células de câncer de pulmão em camundongos, além de suprimir a proliferação de tumores transplantados.

Outro estudo, de 2009, publicado no Indian Journal of Carcinogenesis, revelou que o limoneno pode potencializar o efeito de quimioterápicos utilizados no tratamento do câncer de próstata. Já uma pesquisa de 2012, publicada na Life Sciences, mostrou que uma emulsão com óleo de laranja sanguínea contendo limoneno conseguiu matar células de câncer de cólon em laboratório, sugerindo até um possível papel na prevenção da doença.

Apesar dos resultados promissores, ensaios clínicos com humanos ainda são necessários para validar sua eficácia no tratamento do câncer.

 

O limoneno causa efeitos psicoativos?


Diferente do THC, o limoneno não é psicoativo, mas pode influenciar o humor. Pesquisas indicam que ele pode ajudar na redução da ansiedade e da depressão, o que o torna relevante para o chamado "efeito entourage", quando os compostos da cannabis atuam sinergicamente.

 

Variedades de cannabis ricas em limoneno


Algumas genéticas de cannabis com alto teor de limoneno incluem, Lemon G, Jack Herer, Cookies and Cream, Super Silver Haze eLiberty Haze.

Embora muitas dessas variedades apresentem aroma cítrico marcante, o sabor pode variar, trazendo notas que lembram tangerina, lima ou laranja, a depender da composição terpênica completa da planta.

 

Com informações de El Planteo