Conselho Federal de Química como ferramenta para desenvolver o ecossistema da cannabis
Membro do CFQ comenta o trabalho que pode ser feito a favor do cenário canábico brasileiro
Publicada em 10/09/2024
Imagem: Arquivo Sechat
Ubiracir Lima, professor e conselheiro do Conselho Federal de Química, durante o 17º episódio do Deusa Cast, apontou o CFQ como uma ferramenta capaz de auxiliar no desenvolvimento do ecossistema da cannabis. Defensor da causa canábica, em nome do Conselho, Ubiracir tem incentivado o avanço das pesquisas sobre os componentes químicos da cannabis para fins medicinais.
“O CFQ não tem competência para atuar na parte social e política da cannabis, mas somos uma ferramenta que pode auxiliar na produção de medicamentos e produtos industrializados para construção civil, cosméticos, suplementos alimentares e outros.”
“Vamos entender o que, quimicamente, existe na substância e suas correlações para gerar propriedades”, completa o professor, ao explicar como o Conselho pode atuar no ecossistema da cannabis medicinal.
Fomento da pauta
Segundo Ubiracir, sempre que ele levanta o tema “cannabis” em suas apresentações ao Conselho, os membros esboçam alguma emoção. “Essa pauta ‘provoca’”, comenta ele.
Para o professor, os mais impactados são pessoas que têm, em seu núcleo de convivência, algum paciente que utiliza ou que poderia estar utilizando a cannabis como tratamento, auxiliando na qualidade de vida. Outro grupo que a pauta ‘provoca’ são aqueles que ainda têm algum tipo de resistência quando o assunto é cannabis, “talvez por não entender ou conhecer profundamente o que é a planta e como ela pode ajudar”, explica Ubiracir.