Pesquisa da FACT mapeia funcionamento e desafios das associações de cannabis medicinal
Entidade busca dados oficiais para apoiar autorregulação e preparar setor para regulamentação futura
Publicada em 15/09/2025

A iniciativa está com formulário. Imagem: canva Pro
A Federação de Associações de Cannabis Terapêutica (FACT) está conduzindo o estudo “Reconhecimento do Funcionamento Plural das Associações”. A iniciativa está com formulário aberto com o objetivo de, nas palavras da entidade, "consolidarmos uma base sólida de informações e fortalecer nossa representatividade junto à sociedade e ao poder público".
Segundo a FACT, o levantamento visa:
- Gerar dados oficiais sobre o funcionamento das associações, fundamentais para demonstrar sua relevância social, econômica e sanitária.
- Preparar o setor para futura regulamentação judiciária e/ou governamental, defendendo interesses e direitos das associações.
- Avançar na autorregulação, aprimorando e difundindo boas práticas associativistas que garantam segurança, qualidade, credibilidade e tratamento integral dos indivíduos.
Acesse o formulário (aqui).
Panorama associativo
De acordo com o Panorama Nacional das Associações Canábicas, publicado em julho de 2025, as entidades contam com 130.742 associados, sendo 7.056 animais de estimação. Um dos destaques do panorama é a estrutura multidisciplinar oferecida pelas associações. No total, 651 profissionais e colaboradores atuam no setor, enquanto 3.611 médicos realizam prescrições por meio das entidades.
As associações também contam com equipes de assistência social, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, nutrição, transporte e apoio jurídico, garantindo um acompanhamento completo e seguro aos pacientes.