Vendas de cannabis medicinal ultrapassarão os US$ 455 milhões em 2024

Relatório sugere que o mercado de cannabis na Alemanha alcance 1 bilhão de euros até 2028

Publicada em 24/10/2024

capa

Imagem: Canva

As vendas de cannabis medicinal na Alemanha estão projetadas para ultrapassar o recorde de 420 milhões de euros (aproximadamente US$ 455,2 milhões) em 2024 e podem alcançar 1 bilhão de euros até 2028, conforme revela o "The German Cannabis Report", divulgado na última quarta-feira pela Prohibition Partners, empresa de dados e inteligência de mercado com sede em Londres.

As vendas de cannabis medicinal em farmácias licenciadas pelo governo alemão cresceram 30% no terceiro trimestre de 2023, impulsionadas por novas leis implementadas em abril, destaca o relatório.

A legislação sobre cannabis na Alemanha, onde o governo cumpre a promessa de campanha de 2021 de legalizar o cultivo e a comercialização da droga para uso adulto, é considerada uma das mais permissivas da Europa.

Desde a legalização da maconha medicinal em 2017, o país conta com mais de 200.000 pacientes, em uma população de mais de 84 milhões de habitantes.

Médicos têm permissão para prescrever cannabis medicinal para qualquer condição que acreditam que possa ser beneficiada pelo uso do medicamento. Além disso, o custo da cannabis comprada em farmácias pode ser reembolsado pelo sistema de saúde pública alemão.

A nova Lei da Cannabis, que entrou em vigor em abril de 2024, permite o cultivo doméstico de cannabis recreativa e cria a estrutura legal para os chamados “clubes sociais de cultivo”. Essa legislação também aumentou significativamente o número de pacientes que fazem uso de cannabis medicinal, segundo o "The German Cannabis Report".

O crescimento no número de pacientes é atribuído, em parte, à suspensão de restrições no caminho para a legalização do uso adulto. Embora as empresas nacionais estejam agora liberadas das cotas de produção, a Alemanha ainda depende de importações para atender à demanda crescente.

As importações de cannabis aumentaram 44%, atingindo um recorde trimestral de 11.705 quilos (cerca de 25.800 libras) no segundo trimestre de 2024, conforme dados do relatório.

 

Conteúdo originalmente publicado em MJBiZDaily