Tecnologia na cannabis medicinal: Aplicativo propõe "uberização" de consultas médicas

Nova ferramenta busca agilizar o atendimento no mercado da cannabis medicinal, conectando pacientes e especialistas em tempo real para eliminar filas de espera

Publicada em 15/12/2025

Tecnologia na cannabis medicinal: Aplicativo propõe "uberização" de consultas médicas

De sensores biométricos a sistemas de inteligência artificial, o setor investe em inovação para ampliar a transparência e a eficiência.. Imagem: Gerada por IA

O mercado da cannabis medicinal atravessa um período de intensa transformação tecnológica, impulsionado pela necessidade de profissionalização. De sensores biométricos a sistemas de inteligência artificial, o setor investe em inovação para ampliar a transparência e a eficiência.

Nesse cenário, novas ferramentas de telemedicina surgem para solucionar um dos principais desafios de pacientes e profissionais. A agilidade no atendimento tornou-se uma prioridade para consolidar a confiança na cannabis medicinal.

O uso de tecnologias avançadas, muitas vezes referidas como "revolução verde", é debatido como o caminho para a maturidade do segmento. Iniciativas como o projeto Prescrify, apresentado na MCF 2025, ganham destaque ao propor resolver a lentidão nos agendamentos.

 

Cópia de IMAGEM PADRÃO PORTAL SECHAT JPG 1200 X 675 (2).jpg
Cassiano Gomes, fundador da Abrace Esperança durante o Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal 2025. Imagem: Sechat

 

Idealizado por Cassiano Gomes, fundador da Abrace Esperança e da Complysoft, o aplicativo visa modernizar o acesso à saúde. A ferramenta foca na redução do tempo de espera, uma demanda antiga do setor.

Gomes explica que a motivação surgiu da observação direta das dificuldades enfrentadas no dia a dia. “São dores que os médicos já tinham. A gente sempre escuta muita reclamação e existe também uma necessidade dos pacientes de ter o atendimento rápido, baixo custo e de fácil atendimento”, afirma.

O executivo ressalta a urgência de soluções práticas para o público. “Ou a gente cria uma solução para isso, ou a gente vai continuar amargando e vendo pessoas ali lutando para conseguir um atendimento do médico que às vezes levava dois meses”, completa.

 

A "uberização" do acesso à cannabis medicinal


A proposta da nova ferramenta é simplificar a conexão entre paciente e especialista, inspirando-se em modelos de serviços instantâneos. Segundo Gomes, o objetivo central é eliminar a barreira da agenda fechada no mercado da cannabis medicinal.

“A ideia é praticamente essa: a gente ter o médico disponível, o médico ali ao vivo, online, assim como é no Uber. O paciente baixa o aplicativo, ele vai ter ali o médico ao vivo, disponível”, detalha o executivo.

A facilidade de uso é um dos pilares da plataforma, permitindo filtros personalizados. “Ele vai procurar o médico por preço, por localização, por qualificação. E eles podem, simplesmente, em dois cliques, contratar aquela consulta pelo próprio celular. Então ele pode imediatamente ser atendido”, explica.

Para o fundador da Complysoft, a tecnologia deve atacar diretamente a burocracia que atrasa diagnósticos. A meta é transformar a estrutura atual de agendamentos e renovações de receitas.

“Eu quero mudar essa estrutura que hoje a gente tem de que a consulta precisa ser agendada, a pessoa precisava esperar dias para poder ter, às vezes, uma prescrição de um acidente de trabalho, um afastamento”, pontua Gomes.

Ele identifica a demora como um obstáculo crítico para os brasileiros. “Então, isso hoje eu acho que é o maior gargalo para os brasileiros. E eu estou querendo entrar nesse gargalo, nesse gap”, reforça.

Acompanhe a fala de Cassiano Gomes durante o Congresso brasileiro da Cannabis Medicinal 2025: 

 

 

 

Expansão tecnológica da cannabis medicinal


Além das inovações em software e aplicativos, o mercado observa uma evolução constante em toda a sua cadeia produtiva. O crescimento do interesse público e o desenvolvimento de soluções são termômetros dessa expansão da cannabis medicinal.

Gomes destaca que essa evolução é visível nos principais encontros e congressos da área. “Todo ano vemos o aumento, a expansão do mercado de cannabis”, pontua sobre o cenário atual.

O Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal 2026, principal ponto de encontro de cerca de 1.000 congressistas, já está com as vendas abertas. Garanta seu ingresso aqui.

 

Tecnologia na cannabis medicinal: Aplicativo propõe "ub...