Terapia canabinoide oferece esperança para pacientes antes desenganados

A entrevista com Maria Klien destaca os benefícios e desafios da terapia canabinoide na medicina contemporânea

Publicada em 15/03/2024

Capa do artigo

Numa reflexão sobre os avanços na utilização da cannabis para tratamento de diversas patologias, transtornos e síndromes, Maria Klien, psicóloga e empresária canábica, destaca a transformação na medicina com a descoberta do Sistema Endocanabinoide. Antes da terapia canabinoide, muitos pacientes estavam sentenciados a viver com condições médicas intratáveis. Porém, hoje, graças aos benefícios da cannabis, uma nova era se abre, onde o diagnóstico não é mais uma sentença fatal.

Veja a entrevista:

 

Maria Klien ressalta que, especialmente para pacientes com condições de saúde mental que não respondem aos medicamentos tradicionais e para aqueles que sofrem com dores refratárias insensíveis aos opioides, a cannabis oferece uma nova esperança de alívio e qualidade de vida.

Apesar desses avanços promissores, Maria aponta que ainda há uma parcela significativa de pacientes e médicos presos em tabus culturais. Ela observa que muitas vezes, por desconhecimento ou resistência, ainda se recorre a tratamentos que se mostram ineficazes.

Além de seu trabalho como empresária do ramo canábico, Maria Klien também é sócia fundadora do Instituto Gaia, onde realiza projetos em colaboração com o poder público.