Trip Canábica: Cineasta busca patrocínio para lançar documentário do Planet Hemp no 9th Cannabis Cup

Em meio a uma perseguição e repressão policial, o Planet Hemp recebeu um convite para ser jurado da competição em 1996. Raul Machado participou deste momento junto a banda e agora quer contar esta história

Publicada em 21/07/2023

Trip Canábica: Cineasta busca patrocínio para lançar documentário do Planet Hemp no 9th Cannabis Cup

Por Bruno Vargas 

Uma viagem de volta ao passado para celebrar o presente de uma das maiores bandas do cenário rap-rock no Brasil. “Cidade dos refugiados da maconha”, assim o cineasta Raul Machado nomeou a capital da Holanda, Amsterdam, em 1996 - ano em que os integrantes do Planet Hemp foram convidados pela revista High Times para serem jurados da 9th Cannabis Cup. 

Como pagamento pela gravação do videoclipe, “Queimando Tudo”, Raul foi chamado pela banda para participar da filmagem da faixa “Adoled”, trabalho gravado durante a viagem. Na época, muito do material produzido não foi utilizado.  Agora, mais de 27 anos depois, o cineasta decidiu transformar essas gravações em um documentário chamado “Planet Hemp - Bonde de 96”.

Segundo Raul, a ideia do filme não é apenas contar a experiência do Planet Hemp na Cannabis Cup de 1996. “Quero mostrar também a Amsterdã dos anos 90, um dos poucos lugares no mundo onde a maconha era tolerada. A cidade era um ‘porto seguro’, um lugar de refugiados da cannabis”, relata o cineasta.

Para montar o documentário, o diretor pretende reunir as imagens captadas por sua câmera super 8 - utilizada na época - a relatos atuais e histórias ainda não contadas por meio de animações. “Já conversei com todo mundo que participou da viagem, eles toparam. Não quero usar nada de imagens atuais, só reproduções de 20 anos atrás, a gente tudo novinho”, comentou Raul. 

A ideia do cineasta é lançar o videoclipe antes do final de 2023, mas a falta de patrocinadores deixa algumas incertezas. “Tenho reunião com o Marcelo D2 e um outro pessoal, estamos caminhando mas não tem uma data definida ainda”, relatou. 

https://www.youtube.com/watch?v=7MszgghwiyE

Cineasta das estrelas

Raul Machado, 54 anos, iniciou sua carreira junto a MTV Brasil, na década de 90, época que foi indicado inúmeras vezes ao MTV Video Music Brasil (VMB), premiação entregue aos melhores videoclipes musicais do ano. Desde então, o cineasta já produziu mais de 400 videoclipes, 100 comerciais e três séries, rodando todos os continentes do mundo - menos a Antártica.

Em seu portfólio, o curitibano tem videoclipes históricos, com grandes nomes da música. Chico Science & Nação Zumbi, Anitta, Sepultura, Ratos de Porão, Raimundos, Rappa, Pitty, CPM 22, Fatboy Slim, Tropkillaz, Vive la Fête e claro, Planet Hemp e Marcelo D2, são algum deles. 

Em 2020, durante a pandemia, Raul criou o The Quarantine Experience, um projeto em que, semanalmente, artistas de todo o mundo gravaram e postaram suas rotinas para manter o contato com os fãs. Ao total foram postados 40 vídeos, com três a cinco minutos de duração.