UFSC lança programa de TV visando democratizar o acesso a informação sobre a cannabis
O programa "Caminho Verde: Enfrentamentos Históricos do Uso da Cannabis Sativa", a presentado por pesquisadora da universidade estreia nesta quinta-feira (29)
Publicada em 28/08/2024

Com o objetivo de fomentar a pauta da cannabis e quebrar preconceitos, democratizando o acesso à informação, estreia na quinta-feira (29), na TV UFSC, o programa “Caminho Verde: Enfrentamentos Históricos do Uso da Cannabis Sativa”. A série de entrevistas, apresentada pela pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e paciente canábica Dalla Colletta, terá episódios semanais com especialistas na área.
O primeiro episódio, que vai ao ar às 11h30, com reprise no domingo (01), às 8h, contará com a participação do professor Rui Prediger, farmacêutico, mestre e doutor em Farmacologia pela UFSC, e pós-doutorado no Centro de Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em Portugal. Entre outros temas, será discutida a pesquisa com cannabis e suas conclusões importantes.
Atualmente, a UFSC oferece cursos de extensão, de 120 a 180 horas, sobre endocanabinologia para profissionais da saúde. No entanto, segundo Colletta, levar informação ao público geral ainda é um desafio dentro da universidade. “O programa nasceu dessa necessidade. Compreendo a visão conservadora de Santa Catarina em relação à cannabis e quero discutir o tema de maneira mais ampla”, comenta a pesquisadora.
Dalla é paciente de fibromialgia e autismo e atua na área da cannabis há mais de 10 anos. “Eu sinto na pele o que a falta de informação pode fazer com o paciente. Fomentar essa pauta e ajudar os pacientes a sofrer cada vez menos virou meu objetivo de vida”, afirma Colletta.
Quando: quinta-feira, 29/08/2024, às 11h30
Como assistir à TV UFSC: canal aberto digital 63.1 e canal 15 da TV a cabo Claro/NET
O quê: Programa “Caminho Verde: Enfrentamentos Históricos do Uso da Cannabis Sativa”