O potencial do tratamento médico psicodélico no Reino Unido

Embora o país permaneça atrás dos EUA, Canadá e grande parte da Europa na questão da Cannabis Medicinal, este parece não ser o caso em relação aos psicodélicos

Publicada em 27/01/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de Canex (Emily Ledger)

Drogas psicodélicas, como MDMA, cetamina, DMT e cogumelos mágicos, muitas vezes evocam imagens estereotipadas de festeiros e "hippies". Porém, há evidências quem apoiam o uso dessas drogas na medicina terapêutica. Como a percepção médica e pública dessas substâncias continua a evoluir, qual é o potencial para tratamento médico psicodélico no Reino Unido?

Em dezembro, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) aprovou um ensaio clínico que exploraria o potencial da dimetiltriptamina (DMT) como tratamento para uma variedade de transtornos mentais, incluindo depressão. Além disso, janeiro de 2021 verá a abertura da primeira clínica psicodélica médica do Reino Unido em Bristol.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Clínica de psicoterapia psicodélica AWAKN

A clínica terá como objetivo oferecer tratamentos com drogas psicodélicas para condições como transtorno de estresse pós-traumático (PTSD), ansiedade, depressão e dependência. Entre os tratamentos disponíveis estará a psicoterapia psicodélica assistida por cetamina. Aliás, a cetamina é legal no Reino Unido como produto médico e costuma ser usada como anestésico.

Por outro lado, MDMA e psilocibina - o composto psicodélico encontrado em 'cogumelos mágicos' - estão listados na lista 1 do Misuse of Drugs Regulations 2001. Isso significa que uma licença do Home Office é necessária para a produção, posse e fornecimento. Embora essas substâncias possam ser usadas em ensaios clínicos, ainda não é legal prescrevê-las.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Além da psicoterapia psicodélica assistida por cetamina para 30-40 pacientes por mês, a clínica também oferecerá treinamento de psicodélicos para terapeutas. A clínica também realizará pesquisas adicionais sobre MDMA e psilocibina para apoiar seu uso em psicoterapia no futuro.

O professor David Nutt, professor de neuropsicofarmacologia no Imperial College London, é uma das principais vozes do Reino Unido na reforma das políticas de drogas. Além de ser presidente do Conselho Consultivo Científico da clínica AWAKN, o Prof. Nutt também lidera o maior esquema de acesso de pacientes à cannabis medicinal da Europa - Projeto Twenty21.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Pesquisa Clínica em Psicodélicos

Uma série de projetos de pesquisa clínica estão ocorrendo em todo o mundo a fim de reunir as evidências necessárias para apoiar mudanças políticas significativas sobre a legalidade dos psicodélicos. Por exemplo, a empresa de saúde mental COMPASS, sediada em Londres, montou o maior ensaio clínico global para avaliar o potencial da psilocibina no tratamento da depressão.

A partir disso, a COMPASS Pathways recebeu a designação FDA Breakthrough Therapy para seu programa de terapia com psilocibina na depressão resistente ao tratamento em 2018. Existem agora 216 pacientes inscritos na fase atual do estudo em 21 locais na América do Norte e na Europa.

>>> Sechat oferece serviço gratuito para pacientes e médicos prescritores de Cannabis medicinal

Em uma entrevista ao Metro, Tracy Yeung, diretora de comunicações da COMPASS Pathways, afirmou que a empresa está gerando evidências que podem ser usadas para entrar nos sistemas nacionais de saúde. “No momento, estamos no estágio de testes clínicos rigorosos para mostrar que esse tratamento funciona, para dar às pessoas a confiança para, eventualmente, usá-los como uma terapia clínica.”

Embora haja uma base de evidências crescente para apoiar o uso de psilocibina no tratamento da depressão, o MDMA também pode ser útil no tratamento da dependência do álcool. Diretor médico da AWAKN Clinic, o Dr. Ben Sessa publicou anteriormente sua pesquisa que concluiu que o MDMA é significativamente promissor no tratamento do transtorno do uso de álcool.

O estudo de Sessa, que foi publicado na revista Neuropharmacology, enfocou a causa da dependência do álcool que, em muitos casos, está enraizada em traumas anteriores. A pesquisa foi baseada na ideia de que “a terapia MDMA é ideal para permitir que um paciente explore e lide com memórias dolorosas sem ser oprimido por efeitos negativos.”

Mudança de política ao redor do mundo

Embora os psicodélicos continuem ilegais na maioria das nações, estamos começando a ver uma mudança na percepção do público. Em novembro de 2020, o estado de Oregon, nos Estados Unidos, votou pela legalização do uso terapêutico da psilocibina. Além disso, os eleitores do Oregon também optaram pela descriminalização de pequenas quantidades de todas as drogas.

>> Sechat confirma para 2021 o maior evento sobre Cannabis Medicinal no Brasil

No Canadá, também se tornou legal para pacientes em estado terminal usar psilocibina como parte do tratamento psicoterápico. O acesso à substância psicodélica começou quando a ministra da Saúde, Patty Hajdu, concedeu acesso à terapia com psilocibina a quatro pacientes paliativos em abril de 2020. A posse de 'cogumelos mágicos' e psilocibina também foi descriminalizada em alguns países. Como exemplos temos Portugal, Espanha, República Tcheca e Áustria, e é legal no Brasil.

Apesar das lentas mudanças na política em torno dos psicodélicos em todo o mundo, o Reino Unido ainda não agiu. A relutância das autoridades de saúde do Reino Unido em abraçar o potencial dos psicodélicos é, de certa forma, uma reminiscência do atraso na ingestão de medicamentos de cannabis no país. Apesar da legalização da cannabis medicinal no Reino Unido em 2018, poucos pacientes conseguiram acessar os medicamentos com sucesso. Dessa forma, a maioria dos que tiveram sucesso dependeram de clínicas privadas.

Embora o Reino Unido permaneça inegavelmente atrás dos EUA, Canadá e grande parte da Europa na questão da cannabis medicinal, espera-se que este não seja o caso dos psicodélicos.

https://www.sechat.com.br/o-brexit-sera-uma-oportunidade-de-ouro-para-empresas-de-cbd-no-reino-unido/
https://www.sechat.com.br/reino-unido-iniciara-pesquisas-para-a-depressao/
https://www.sechat.com.br/reino-unido-lanca-cartao-que-protege-pacientes-de-cannabis-medicinal-sem-autorizacao/
https://www.sechat.com.br/sus-do-reino-unido-fornece-prescricao-de-cannabis-medicinal-vitalicia-a-garoto-com-epilepsia/
https://www.sechat.com.br/quase-metade-da-populacao-do-reino-unido-nao-sabe-que-a-cannabis-medicinal-e-legal/