Para ver com a família: 6 documentários sobre cannabis

Com a família reunida para as festividades do final de ano, nada melhor do que aproveitar o momento para aprender e refletir sobre o nosso assunto preferido: a cannabis.

Publicada em 24/12/2021

capa
Compartilhe:

Por Jacqueline Passos

No dia 25 de dezembro, comemora-se o Natal. Nesta data, independente das crenças e religiões, as famílias se reúnem para celebrar o nascimento do menino Jesus. E, para aproveitar esse momento de união, nada melhor do que assistir a documentários que promovem a nossa reflexão. Por isso, separamos alguns filmes que tratam do assunto que mais gostamos neste site: cannabis! Estoure as pipocas, chame todos para o sofá da sala e aperte o play!

1 - Ilegal: a vida não espera

Certamente, a produção brasileira mais emblemática quando o assunto é cannabis. O documentário acompanha a trajetória de mães que lutam contra o preconceito e a burocracia para conseguir comprar ou importar o medicamento para seus filhos. Ilegal também é um marco na história da planta no país, pois conta a história de Anny Fischer, primeira brasileira a conseguir a autorização para importar o remédio. 

ASSISTA AQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=vxjdPCPrukA

2 - Lady Buds

O documentário relata a vida e os negócios de sete mulheres, que representam empresas de cannabis no norte da Califórnia, variando em raça, idade e orientação sexual. São elas: Sue Taylor, Chiah Rodriques, Felicia Carbajal, Karyn Wagner e The Bud Sisters (Pearl Moon e Dra. Joyce Centofanti). Desde o cultivo até a posse de um dispensário e a criação por tópicos, todas elas enfrentaram inúmeros desafios durante o período 2017-2019, quando o documentário foi filmado. Lady Buds apresenta um olhar íntimo sobre a vida de cada uma, mas também desafia os estereótipos tanto dos “maconheiros” em geral, quanto das mulheres da indústria.

ASSISTA AQUI!

3 - Maconha Medicinal: Cura ou Crime? (Weed the people)

O filme mostra a jornada de crianças diagnosticadas com câncer e seus familiares em busca do tratamento com cannabis. O longa faz um paralelo importante entre a argumentação de médicos que defendem a planta e seus benefícios e políticos que apoiam a criminalização da maconha. Weed venceu cinco prêmios e foi indicado na categoria de Melhor Documentário no renomado festival SXSW. 

ASSISTA AQUI!

4 - Explicando - Capítulo Maconha

A série “Explicando” aborda temas diversos em cada capítulo e, um deles, é a cannabis. No 12º episódio, o assunto é a evolução e a história da planta, passando pela regulamentação, novas genéticas existentes e os impactos - positivos e negativos - para a saúde. 

ASSISTA AQUI!

5 - Baseado em fatos raciais

O documentário relaciona o proibicionismo da cannabis com a música - indo desde o jazz até o hip hop - e a população negra nos Estados Unidos, dando ênfase para as injustiças raciais que acompanharam - e acompanham - a guerra às drogas. 

ASSISTA AQUI!

6 - Estado de proibição

O curta conta a história de mulheres que desafiaram a lei brasileira para cultivar cannabis e oferecer tratamento aos seus filhos. Entre elas, está Cidinha Carvalho, presidente da Associação Cultive, que já contou um pouco sobre o tratamento da filha Clarian em live para o Sechat. Outro assunto retratado pelo documentário é a trajetória de mulheres que perderam seus filhos pela violência associada à proibição das drogas.

ASSISTA AQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=XluccF31nug

EXTRA:

7 - Tecendo a liberdade

Produzido pela nossa vizinha de co-working, a Humanitas 360, o documentário retrata a realidade das detentas no Centro de Reeducação Feminino de Ananindeua (Pará), que criaram a primeira cooperativa exclusivamente formada e administrada por presas, a COOSTAFE. O objetivo da cooperativa é não só gerar renda para as detentas, como também dar oportunidade de trabalho após a saída da prisão. Apesar de não falar diretamente sobre cannabis, o curta mostra a realidade de muitas mulheres vítimas da guerra às drogas e, por isso, traz uma importante reflexão sobre o nosso cenário de legalização medicinal versus legalização para uso adulto. 

ASSISTA AQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=yjjsFT-I3uI