Primeiro ensaio clínico analisa a cannabis no tratamento da enxaqueca
Os pesquisadores afirmam que, embora haja um grande número de tratamentos clinicamente aprovados para aqueles que sofrem de enxaqueca, muitos pacientes optam por recorrer a produtos de cannabis para tratar suas condições
Publicada em 21/05/2021
Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de Canex (Roland Sebestyén)
O primeiro ensaio controlado por placebo para descobrir se o THC e o CBD são eficazes no tratamento de sintomas de enxaqueca severa está em andamento.
Conforme os especialistas médicos da Universidade da Califórnia em San Diego, eles estão conduzindo o “primeiro ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo que analisa a cannabis como um tratamento potencialmente eficaz para enxaquecas agudas”.
>>> Siga o Sechat no INSTAGRAM
De acordo com o anúncio, o ensaio começou com aproximadamente 20 participantes. Entretanto, o objetivo final é inscrever 90 participantes que serão tratados para quatro ataques de enxaqueca separados com quatro tratamentos diferentes - um com THC, um com CBD, uma combinação entre os dois e um placebo.
Os produtos são administrados por meio de um vaporizador.
Alguns pacientes alegam ineficácia de tratamentos convencionais
Embora uma enxaqueca possa ser apenas uma dor de cabeça leve a moderada, nem todos têm a sorte de apresentar sintomas toleráveis.
Uma participante do ensaio, Allison Knigge, tem lidado com enxaquecas desde a pré-adolescência. “Eu descreveria minhas enxaquecas como uma dor aguda. Parece que meu cérebro está sendo espremido. Causa extrema sensibilidade à luz e ao som e náuseas horríveis. Houve ocasiões em que senti um nível de dor de seis ou mais por aproximadamente 25 dias no mês. Ela afeta minha qualidade de vida”, disse Knigge.
Os pesquisadores afirmam que, embora haja um grande número de tratamentos clinicamente aprovados para aqueles que sofrem de enxaqueca, muitos pacientes optam por recorrer a produtos de cannabis para tratar suas condições.
>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias
Além disso, em um estudo recente em outra universidade americana no Colorado, EUA, os pesquisadores disseram que mais participantes relataram alívio da dor após usar cannabis do que aqueles que estavam recebendo medicamentos para enxaqueca prescritos.
“Muitos pacientes que têm enxaquecas sofrem com ela por muitos anos, mas nunca discutiram com seus médicos. Eles se tratam com vários tipos de tratamentos, como a cannabis. No momento, quando os pacientes nos perguntam se a cannabis funciona para as enxaquecas, não temos dados baseados em evidências para responder a essa pergunta”, disse Nathaniel Schuster, MD, especialista em gerenciamento de dor e neurologista de dor de cabeça da UC San Diego Health e investigador do Centro de Pesquisa de Cannabis Medicinal da UC San Diego.
>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias